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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Título
O CONHECIMENTO NOS CURSOS SUPERIORES BRASILEIROS: A CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO EM DESIGN DE MODA
Autores
NATALIA BRITO ZUCA DE SOUZA (Autor)
Luciana Crivellari Dulci (Orientador)
Resumo
Este estudo buscou compreender a passagem de um ofício tradicionalmente técnico para o ensino superior, fenômeno este que vem ocorrendo desde os anos 1990 no Brasil, com a criação dos cursos de “Design de Moda. Para esta análise realizou-se uma pesquisa em dados secundários sobre o fenômeno social da moda e as políticas de expansão do ensino superior brasileiro. Em relação aos dados primários foram levantadas as propostas curriculares do referido curso em instituições públicas e privadas, em estados de todas as regiões do país. A formação no ensino superior pressupõe uma imersão em um universo de análise e crítica, bem como um aprendizado amplo de disciplinas para além da formação técnica. Como resultado de pesquisa encontrou-se: a maior parte das disciplinas e da carga horária nas matrizes curriculares, dos cursos de Design de Moda, é composta de disciplinas técnicas, várias delas, inclusive, funcionando como “oficinas”. Uma parte reduzida de disciplinas corresponde às das áreas de formação em ciências humanas e sociais e, em número ainda menor, tem-se as disciplinas da área gerencial. São exatamente estas últimas e as disciplinas que envolvem pesquisa e reflexão é que diferenciam a formação superior em cursos de bacharelado, comparativamente aos técnicos de moda. Conclui-se que o curso superior em Design de Moda, no Brasil, carece ainda de uma identidade compatível com a formação em nível de terceiro grau, que diferencie os bacharelados dos cursos técnicos, para que possam, de fato, formar um profissional capaz de atuar em diversas frentes do setor, inclusive como empresário ou pesquisador, atendendo às demandas sociais, com propriedade e proximidade das questões emergentes no campo cultural, político e tecnológico de uma sociedade em permanente construção.
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