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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Título
PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR: UM SILÊNCIO ENCOBERTO OU UM DEBATE EM CONSTRUÇÃO?
Autores
ROSILENE APARECIDA ANTUNIS PROCOPIO (Autor)
CARLA MERCES DA ROCHA JATOBA FERREIRA (Orientador)
Resumo
A investigação apresentou como objetivo discutir o lugar atribuído ao professor no processo de inclusão nas primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas através de publicações divulgadas na revista Nova Escola no período 2009 a 2013. Como objetivos secundários analisou a presença de políticas públicas para a inclusão escolar em municípios , os posicionamentos de participes no processo de inclusão escolar(diretores, supervisores e autoridades). Ao privilegiar esta fonte buscou-se apreender os posicionamentos dos docentes quando interrogados sobre o processo de inclusão escolar. A pesquisa é qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados através da análise de matérias sobre a inclusão escolar publicadas na revista. Foram encontradas dez matérias referentes ao tema. A análise verificou que as matérias publicadas na Nova Escola sobre a inclusão escolar foram apresentadas de forma acrítica sem demonstrar preocupação com a reflexão sobre o assunto. Quanto ao lugar atribuído ao professor no processo de inclusão divulgado nas matérias não foi verificado uma posição de destaque. Ao professor foi recorrente a atribuição do despreparo para o exercício docente diante da educação inclusiva. Verificou-se a presença de recomendações diversas ao professor para a lida com a inclusão como: autocontrole, compreensão e entendimento das dificuldades dos alunos e busca por estratégias para o trabalho pedagógico. Quanto às políticas públicas constatou-se que a obrigatoriedade da matrícula para crianças com Necessidades Educativas Especiais em escolas públicas foi a mais citada. Com relação aos participes para o processo inclusivo foram encontradas posições que evidenciavam a dificuldade do processo, e por tal motivo, seria necessário a colaboração de diversos profissionais especializados. Evidenciou-se também, posicionamentos mais efusivos quanto ao não funcionamento do processo inclusivo devido à ausência destes profissionais.
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