Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área:

Subárea:

Título
TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA
Autores
MAIRA KROETZ BOUFLEUR (Autor)
ADRIANA MARIA DE FIGUEIREDO (Orientador)
Resumo
As transformações da intimidade ocorridas nas sociedades ocidentais modernas nas últimas quatro décadas têm um impacto nas relações de gênero e nos desafios enfrentados pelas mulheres na afirmação de suas identidades e em suas tomadas de decisão, com influência direta nas famílias (GUIDENS, 1993). Tais mudanças incentivaram para que novas formas de estabelecer um diálogo na atenção à saúde sexual e reprodutiva fossem desenvolvidas e aplicadas a este público.Diante deste desafio, as equipes de saúde podem utilizar-se de tecnologias sociais (TS), com o fim de compreender as necessidades de saúde da população e intervir efetivamente. Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental em bases de dados Arca FioCruz e Scielo com os descritores: sexualidade, educação em saúde, jogos experimentais e educação sexual. Selecionou-se 51 artigos publicados nos últimos cinco anos, os quais apresentavam tecnologias em saúde aplicadas a um grupo populacional, seja no campo hipotético ou prático. Os artigos foram inseridos em uma tabela de arquivamento pessoal e referencial, criada pelos pesquisadores. Os resultados serão divulgados à comunidade científica através do Repositório Institucional (RI) da UFOP. Criações compartilhadas de jogos para a criação de um diálogo sobre sexualidade, o uso do teatro como ferramenta à abordagem e educação em saúde, o blog como ferramenta no acesso à informações sobre educação sexual e reprodutiva são alguns dos destaques dos achados em nossa pesquisa. De maneira geral, todos os trabalhos abordam a importância do diferencial em se trabalhar a saúde sexual e reprodutiva. Nosso trabalho não pôde concluir sua porção a divulgação dos artigos selecionados devido à greve dos servidores. A produção do conhecimento científico depende da disseminação eficiente da informação, permitindo que os interessados encontrem o que há de mais novo no seu campo de atuação e possam também disponibilizar os resultados de suas pesquisas para consulta em geral.
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