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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Título
A EMERGÊNCIA DE DEMANDAS PELOS DIREITOS LGBT E INTERVENÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: LEVANTAMENTO DE PESQUISAS DO PERÍODO DE 2000 A 2013
Autores
ALINE SILVA OLIVEIRA (Autor)
MARCO ANTONIO TORRES (Orientador)
Resumo
O presente relato constitui-se de resultados parciais da pesquisa intitulada “A emergência de demandas pelos direitos LGBT e intervenção social na educação: levantamento de pesquisas do período de 2000 a 2013”. Pensando sobre a falta de flexibilidade dos currículos escolares quando se trata de questões que envolvem o corpo e consequentemente as sexualidades, nos propusemos a analisar estudos que abordam como os direitos de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) conquistados no campo das sexualidades tem produzido ou não intervenções no campo educacional. O objetivo desta pesquisa foi mapear e analisar artigos que discutissem sobre projetos/propostas de intervenção no meio educacional. Para a realização deste estudo, utilizamos as versões online das revistas Bagoas, Psicologia e Sociedade, Educação e Realidade e Revista Brasileira de Educação, além do site de periódicos e teses da Capes, para termos acesso as publicações e seus respectivos resumos para análise. Através deste breve estudo, ainda em fase de conclusão, obtivemos um panorama sobre como as questões de gênero e sexualidades são tratadas nas escolas, quais são as propostas e sugestões de alguns autores para fazer com que professores e gestores comecem a dar maior relevância as discussões sobre as sexualidades e como a homofobia se apresenta de forma quase inexpressiva aos olhos de quem opta por ignorar uma brincadeira pejorativa entre crianças e adolescentes. Compreendemos que o que é emergente nas escolas é a necessidade de falar sobre os corpos em visões diferentes, afim de educar os nossos alunos de forma a compreender e respeitar discursos e visões opostas à deles.
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