Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: História

Título
HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURA: A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DA FILOSOFIA NA REGIÃO DE MARIANA DE OURO PRETO SÉC. XIX E XX.
Autores
JEANCARLO MOREIRA OLIVEIRA (Autor)
MARCELO DONIZETE DA SILVA (Orientador)
Resumo
O projeto de pesquisa apresentado almeja analisar a percepção filosófica e consequentemente a produção acadêmica dos docentes e estudantes dos cursos de filosofia na região de Ouro Preto e Mariana. Para tanto, o presente trabalho teve como base de pesquisa o Seminário de Mariana, o Colégio Providência, e o Colégio Arquidiocesano em Ouro Preto. Para contemplar os objetivos elencados acima, o vigente projeto pretendeu: examinar os documentos das referidas Instituições para a construção das categorias de análise da pesquisa; sistematizar o quadro conceitual das principais correntes e tendências da Filosofia presentes nos documentos e sua relação no contexto da formação filosófica dos estudantes de Mariana e Ouro Preto; caracterizar as principais matrizes da produção e que sistematizaram a concepção da Filosofia na região; sistematizar a crítica aos principais fundamentos dessa matriz e como ela está presente no contexto da região. O objetivo dessa coleta foi o de levantar os dados empíricos de maneira que possamos demonstrar a construção identitária da filosofia na região de Mariana e Ouro Preto, possibilitando assim o levantamento de teses e dissertações relacionadas ao tema que auxiliem na análise acerca da produção da identidade da Filosofia na região dos inconfidentes. Com base nos dados analisados ficou evidenciada a relação intrínseca entre a Filosofia e a Moral Cívica Cristã, apresentando resquícios da Escolástica que posteriormente consubstanciou-se durante o período da Ditadura Militar, conforme elucidado nos planos curriculares que substituíram a Filosofia pela disciplina Educação Moral e Cívica. Dessa forma nos parece justo afirmar que a educação brasileira, desde seu primórdio, se viu dependente e influenciada pela ideologia religiosa não havendo espaço para o questionamento no que tange a forma de ensino e os valores morais disseminados.
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