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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Artes Cênicas

Título
FUNÇÕES NARRATIVAS E MECANISMOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA OBRA DO OPENENDED GROUP
Autores
MARRIONE WARLEY DA SILVA (Autor)
ALINE MENDES DE OLIVEIRA (Orientador)
Resumo
Buscou-se investigar por meio teórico-prático a imagem tecnológica como mecanismo de narrativa visual em espetáculos teatrais, performances, instalações interativas e experimentos cênicos-tecnológica, tendo como objeto de investigação as obras artísticas do grupo Americano de arte digital OpenEndedGroup. Grupo composto por Marc Downie e Paul Kaiser, dois dos mais relevantes artistas que trabalham contemporaneamente no campo da criação digital e que ao longo dos últimos dez anos vêm trabalhando com ampla variedade de mídias e locais: fazer arte para fachada, galeria, dança, teatro e cinema, tendo como eixo de seus trabalhos três elementos base: rederização em 3D de fotos não realista; Incorporação de movimentos do corpo em eventos artísticos por meio de captura prévia ou ao vivo e por outros meios; autonomia da obra de arte dirigida ou assistida por inteligência artificial. Como metodologia de trabalho, buscou-se fazer análise de uma de suas obras (Duas vezes através do coração), para maior compreensão da utilização desses recursos, visto que suas criações respondem a uma gama cada vez maior de materiais – desenhos, filme, captura de movimento, fotografia, música e arquitetura, desenvolvendo por esse viés um espetáculo cênico de abrangência multimidiático no Midiactors – Pesquisa em elementos midiáticos da cena do DEART/UFOP, denominado “Apartamento 102”, de livre inspiração no romance “Feriado de mim mesmo” de Santiago Nazarian. “Apartamento 102”, então resultado prático, desenvolveu-se através de procedimentos cênicos processuais e coletivos, por meio de obra não estruturada previamente. Processo esse entendido, aqui, como campo de pesquisa e experimentação com os aparatos tecnológicos e os gêneros teatrais existentes, hibridizando a estrutura da encenação. O processo de desenvolvimento da cena é parte da estrutura formalizada do espetáculo construído.
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