Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Subárea: Administração
Título |
DE DISCENTE A DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS DE DOUTORADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO |
Autores |
Larissa Gabriela Rodrigues Garcia (Autor) Carolina Machado Saraiva de Albuquerque MaranhÃo (Orientador) FABIO VIANA DE MOURA (Colaborador) ANA LUIZA RIBEIRO DA SILVA (Co-Autor) Roberto Kaehler de Albuquerque Maranhão (Colaborador) |
Resumo |
Com a finalidade de compreender o processo de formação dos professores nos programas de pós graduação em Administração, elaboramos essa pesquisa teórico-empírica, com intenção de analisar os currículos dos programas de doutorado, juntamente com as práticas pedagógicas utilizadas para a formação docente. Desta forma, almeja-se com esse artigo, fortalecer a importância da formação didático-pedagógica dos professores, com o intuito que o processo educacional em Administração seja aprimorado, a fim de formar profissionais adequados e que atendam ao mercado de trabalho, e ao mesmo tempo sejam conscientes criticamente de seu locus social. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo, baseada em critérios metodológicos de pesquisa conclusiva descritiva, de espécie qualitativa. A pesquisa foi feita a partir de uma análise em 31 programas de doutorado profissional em Administração aprovados pela CAPES, com base na avaliação contida nos relatórios do último triênio (2009-2012). A avaliação curricular foi construída através dos critérios enunciados na teoria da análise de currículo de Apple (1998), com o propósito de compreender as estratégias de formação didático-pedagógicas desenvolvidas, mesmo as que não constam objetivamente na grade curricular dos cursos. Ao observar os dados vimos como é composta a estrutura nos cursos de doutorado em administração, onde nota-se a existência de alguns programas que ainda não oferecem disciplinas sobre esse processo da construção docente. Após essa análise, observamos a real necessidade de promover a discussão sobre dois aspectos na formação dos futuros professores, o primeiro seria o incentivo à produção acadêmica na área de ensino e o segundo a influência do estágio docente na construção do professor. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a melhoria da formação docente na área de administração e também sirva como um instrumento de incentivo a pesquisa sobre o tema. |