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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Administração

Título
DE DISCENTE A DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS DE DOUTORADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO
Autores
Larissa Gabriela Rodrigues Garcia (Autor)
Carolina Machado Saraiva de Albuquerque MaranhÃo (Orientador)
FABIO VIANA DE MOURA (Colaborador)
ANA LUIZA RIBEIRO DA SILVA (Co-Autor)
Roberto Kaehler de Albuquerque Maranhão (Colaborador)
Resumo
Com a finalidade de compreender o processo de formação dos professores nos programas de pós graduação em Administração, elaboramos essa pesquisa teórico-empírica, com intenção de analisar os currículos dos programas de doutorado, juntamente com as práticas pedagógicas utilizadas para a formação docente. Desta forma, almeja-se com esse artigo, fortalecer a importância da formação didático-pedagógica dos professores, com o intuito que o processo educacional em Administração seja aprimorado, a fim de formar profissionais adequados e que atendam ao mercado de trabalho, e ao mesmo tempo sejam conscientes criticamente de seu locus social. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo, baseada em critérios metodológicos de pesquisa conclusiva descritiva, de espécie qualitativa. A pesquisa foi feita a partir de uma análise em 31 programas de doutorado profissional em Administração aprovados pela CAPES, com base na avaliação contida nos relatórios do último triênio (2009-2012). A avaliação curricular foi construída através dos critérios enunciados na teoria da análise de currículo de Apple (1998), com o propósito de compreender as estratégias de formação didático-pedagógicas desenvolvidas, mesmo as que não constam objetivamente na grade curricular dos cursos. Ao observar os dados vimos como é composta a estrutura nos cursos de doutorado em administração, onde nota-se a existência de alguns programas que ainda não oferecem disciplinas sobre esse processo da construção docente. Após essa análise, observamos a real necessidade de promover a discussão sobre dois aspectos na formação dos futuros professores, o primeiro seria o incentivo à produção acadêmica na área de ensino e o segundo a influência do estágio docente na construção do professor. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a melhoria da formação docente na área de administração e também sirva como um instrumento de incentivo a pesquisa sobre o tema.
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