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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Turismo

Título
A EPISTEMOLOGIA DO SISTEMA DO DOM E SUA INTERFACE DENTRE A HOSPITALIDADE E A MINEIRIDADE
Autores
CECILIA ULISSES FRADE DOS REIS (Autor)
LEANDRO BENEDINI BRUSADIN (Orientador)
Resumo
O caráter antropológico da obra de Marcel Mauss em Ensaio sobre a Dádiva situa a noção da teoria da troca, nas sociedades antigas, como denominador comum do exercício humano por meio da tríade dar, receber e retribuir. Essa teoria analisa o ritual potlatch como prestações totais no sentido em que o clã se utilizava desse sistema de regras para viver em sociedade. Partimos do pressuposto que o sistema do dom é tão moderno e contemporâneo quanto ao característico das sociedades arcaicas, pois não diz respeito apenas a momentos isolados da história social. Temos em mente que o estudo epistêmico da sociologia e da antropologia é imprescindível para o ensino e a pesquisa em hospitalidade. Inserimos, aqui, a hospitalidade como instrumento de troca social capaz de acolher o ser na sua impossibilidade ou em ações programadas que extrapolam as relações dos contratos comerciais. Realizamos entrevistas qualitativas in loco com autores brasileiro, francês e anglo-saxão a fim de compreender as suas linhas de pensamento na práxis acadêmica. Tal argumentação teórica ainda nos serviu como base para analisar as formas de acolhimento da mineiridade, tanto na sua relação de troca com os viajantes naturalistas na sociedade pretérita quanto no sistema de recepção das repúblicas estudantis da cidade de Ouro Preto (MG) na contemporaneidade. Conclui-se que o poder de afetividade dos mineiros penetra no tecido social dos protagonistas em uma relação de dádiva atemporal, muito embora isso não implique, necessariamente, em civilidade no acolhimento urbano e em profissionalismo no campo comercial. As pesquisas e as atividades desempenhadas no pós-doutoramento indicam que a hospitalidade, sob a ótica da dádiva, deve ser mais bem embasada dentre os autores clássicos com o intuito de abarcar a complexidade do campo para ir além dos seus estudos empíricos e de um intelectualismo superficial.
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