Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Subárea: Ciência da Computação

Título
ON6TÃO - GERÊNCIA DOS DADOS DE EGRESSOS
Autores
FABIO JOSE DE MEDONCA JUNIOR (Autor)
ANDERSON ALMEIDA FERREIRA (Orientador)
Resumo
Onde estão os nossos egressos? O que estão fazendo profissionalmente? No atual momento, uma das grandes dificuldades enfrentadas por colegiados de cursos de graduação/pós-graduação é saber onde se encontram, o que fizeram e o que estão fazendo profissionalmente os egressos. O objetivo desse trabalho é coletar automaticamente dados de egresso na Web utilizando apenas informações sobre a instituição e o curso feito por um grupo de egressos. Para essa tarefa, foi implementado o componente Coleta de Dados de Egressos, usando como fonte o LinkedIn. Esse componente é composto por três módulos. O primeiro módulo (Searcher) tem como objetivo fazer a pesquisa na Web para obter páginas candidatas de possíveis egressos de um curso. O segundo módulo (Filter) é responsável por analisar as páginas candidatas e identificar se elas são de um egresso do curso em questão. O terceiro módulo (Extractor) tem a tarefa de extrair as informações referentes às informações profissionais e acadêmicas das páginas relevantes para armazená-las em um repositório. Além desses módulos, há também um módulo de análise, que visa responder perguntas sobre os egressos. O componente desenvolvido foi avaliado usando 5 cursos de graduação e comparando a precisão dos resultados com uma versão anterior que, além dos dados das instituições e dos cursos, usa também uma lista com os nomes dos egressos de interesse. A nova versão obteve precisões que variam de, aproximadamente, 65% a 87%. Sendo, apenas 14%, em média, inferior à versão que usa os nomes dos egressos, mas não necessita de obter essa lista de nomes. Como trabalho futuro, pretende-se melhorar a precisão dos resultados, estender o módulo de análise de dados e obter dados de diversas fontes, bem como integrá-los.
Voltar Visualizar PDF