Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Pedagogia
Título |
Avaliação das Ações de Formação de Professores Promovidas pelo Programa UFOP com a Escola |
Autores |
QUEREN-HAPUQUE DE CARVALHO ZANELATO (Autor) LUANNA GERUSA DO CARMO FERREIRA (Autor) ROSA MARIA DA EXALTACAO COUTRIM (Orientador) |
Resumo |
A educação no Brasil tem sido alvo de grandes críticas e reflexões e o tema “formação de professores” tem despertado muito interesse da academia e dos gestores públicos, principalmente devido ao papel fundamental do educador no processo de ensino-aprendizagem. Reconhecendo as necessidades de aperfeiçoamento e as mudanças curriculares nas licenciaturas foram criados os cursos de formação continuada, que inicialmente apresentam um caráter de formação complementar. Com o decorrer dos anos os cursos de formação continuada foram se modificando e adequando às demandas das escolas e municípios. O trabalho a ser apresentado propõe uma discussão acerca das atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo Programa UFOP com a Escola no âmbito da formação continuada de professores na Região dos Inconfidentes. O principal objetivo da pesquisa é avaliar a capilaridade e o impacto do Programa na prática docente ao longo dos últimos três anos. Seguindo a metodologia qualitativa, realizada por meio de pesquisa documental e bibliográfica, buscou-se realizar um levantamento acerca do atendimento realizado pelo Programa ao longo dos últimos três anos para assim traçar um perfil dos participantes e das próprias ações realizadas. O trabalho ainda está em andamento, porém, os primeiros resultados demonstram que as demandas dos municípios têm sido atendidas e que, embora mais de 2000 professores tenham participado dos cursos oferecidos pelo Programa UFOP com a Escola no período investigado, ainda há pouca diversificação das escolas participantes. |