Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Título
Avaliação da percepção sobre a gestão dos alunos da Escola de Gestores da Educação Básica
Autores
JANAINA LESSA DE PAULA (Autor)
ERICA CASTILHO RODRIGUES (Orientador)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo traçar o perfil dos alunos do Programa Nacional Escola de Gestores. O curso é voltado para a formação de gestores escolares e é promovido pelo Centro de Ensino Aberto e à Distância (CEAD) da Universidade Federal de Ouro Preto. Utilizamos um questionário online de 68 perguntas que foi respondido por 211 alunos. O nosso objetivo, além de traçar o perfil do aluno, era verificar como é a percepção deles sobre gestão escolar e sobre suas condições de trabalho. Após esta análise descritiva, foi necessário verificar a associação entre as variáveis utilizando-se o teste qui-quadrado de independência que é utilizado para verificar a dependência ou independência entre as variáveis categóricas. Foi calculada em seguida uma medida de associação entre essas variáveis, que é a correlação policórica. Também foi utilizada a técnica de análise de correspondência através da qual são construídos gráficos com as componentes principais das linhas e das colunas permitindo a visualização da relação entre os conjuntos, onde a proximidade dos pontos referentes à linha e a coluna indicam associação e o distanciamento uma repulsão. Feitas todas estas análises para verificar a associação entre as variáveis, chegamos a conclusão de que estão correlacionadas entre si, indicando que o uso de técnicas de análise multivariada é o ideal. Em seguida a técnica multivariada escolhida foi a Análise Fatorial Exploratória com o objetivo de resumir os dados considerando todas as variáveis simultaneamente para examinar as inter-relações entre todas as perguntas respondidas no questionário. Até o momento conseguimos concluir a maior parte das análises e na próxima etapa terminaremos a interpretação dos fatores e concluiremos o projeto tentando ajustar um modelo de análise fatorial confirmatória.
Voltar Visualizar PDF