Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
Consultoria acadêmica no comércio e industrias da região de João Monlevade (JM) a partir da atuação de uma empresa júnior de engenharia de produção.
Autores
AMANDA DE SOUZA RIOS (Autor)
BEATRIZ SILVESTRE TEIXEIRA (Colaborador)
June Marques Fernandes (Orientador)
BIANCA BARROSO MATOS (Colaborador)
CAROLINA BICALHO COTA LEMOS (Colaborador)
EZEQUIEL JUNIOR BARRETO (Colaborador)
KARINY FARIA SILVA (Colaborador)
LEONIDAS JUNIOR HENRIQUES MARQUES (Colaborador)
LETICIA DE OLIVEIRA LOPES (Autor)
LORENA COTTA MAGALHAES CASSINI SILVA (Colaborador)
LUCIANA DE OLIVEIRA MURTA PEDROSA (Colaborador)
LUIZ GUSTAVO SILVA MALAQUIAS (Autor)
MARCO AURELIO HORTA MARTINS (Colaborador)
MARCUS LAREDO DE CAMARGO (Colaborador)
MATHEUS MOREIRA MARQUES (Colaborador)
THULIO HENRIQUE BALBINO (Colaborador)
VICTOR LUCAS DE SOUSA (Colaborador)
Resumo
Em atividades de consultorias juniores, os consultores procuram se inserir no contexto dos empreendimentos, notadamente para suprir demandas e limitações de conhecimento técnico-científico que possam existir na estrutura organizacional. Ao mesmo tempo, o ambiente real da organização permite ao consultor júnior ampliar sua bagagem especialmente em relação às práticas de mercado, colaborando também para contextualizar as matérias aprendidas na universidade. Este projeto tem por objetivo fomentar o comércio e indústrias da cidade de João Monlevade e região do Médio Piracicaba, por meio da prestação de consultorias, serviços e projetos, com atuação de alunos membros da empresa júnior Inova Consultoria Júnior. Os graduandos fazem parte do curso de engenharia de produção, e juntamente com o corpo docente, e discente fornecem capacitações via cursos, palestras e treinamentos para maior qualificação dos alunos, o que permite um melhor aproveitamento dos alunos nos projetos que envolvem universidade-empresa. O projeto tem a pretensão de desenvolver os alunos em quesitos interdiciplinar teórico e prático, e fomentar o crescimento da mentalidade empreendedora. Os projetos são executados com base no Ciclo PDCA, após as fases inicial de diagnostico e identificação dos problemas são definidos processo, prazos e ferramentas para auxilio na execução do escopo, em seguida é feita a execução supervisionada, e por fim a checagem de resultados.
Voltar Visualizar PDF