Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
Educação Vocal: técnica e canto.
Autores
ELAINE FREITAS DE SA (Autor)
Patricia Cardoso Chaves Pereira (Orientador)
JULIA LORRAYNE ALVES SILVA REIS (Colaborador)
FLAVIO BASTOS ABBAS (Autor)
Resumo
O canto e a comunidade O projeto de extensão, Educação vocal: técnica e canto, apoia-se no diálogo entre o Departamento de Música da UFOP e a comunidade ouro-pretana de forma a promover o conhecimento técnico e prático do canto. Para alcançar tal objetivo, o projeto possui três atuações específicas: a primeira, por meio de aulas em grupo de técnica vocal e canto realizadas no DEMUS, para um público que possui pouca ou nenhuma experiência no canto; a segunda atendendo a dois corais de Ouro Preto, o Coral Francisco Gomes da Rocha e o Coral Santana, com aulas de preparação vocal; e a terceira a partir da criação de um coral infantil em parceria com o CRAS do Alto da Cruz em Ouro Preto. O projeto possui três alunos, dois bolsistas e um voluntário, e 85 participantes. Nas três atuações as aulas começaram em maio de 2015, tem periodicidade semanal e a metodologia conta com aulas teóricas abordando temas como higiene vocal e fisiologia da voz, aulas práticas contendo exercícios de relaxamento corporal, respiração, vocalises de aquecimento e a prática do canto de canções. A conscientização acerca do instrumento vocal, a prática dos vocalises e a interpretação de canções tem propiciado aos participantes: condicionamento vocal, conhecimento pessoal da voz e um cantar mais saudável. Particularmente nas aulas em grupo o projeto contribui na formação dos participantes para ingressar na Universidade para cursar Música. Quanto aos corais, observa-se uma sonoridade mais homogênea dos naipes e uma maior facilidade na execução de seu repertório coral. No coral infantil percebe-se que o fazer musical tem proporcionado uma interação social mais consciente a partir da participação ativa, além da percepção da importância da disciplina em um trabalho em grupo. Conclui-se que os resultados do projeto junto ao público têm sido bastante expressivos. Ressalta-se ainda a contribuição dessa ação na formação complementar dos alunos envolvidos ao aproximar o ambiente acadêmico às práticas extens
Voltar Visualizar PDF