Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XVI Seminário de Extensão
Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO
Subárea: SEXT
Título |
"Saúde na Escola: Rede Integrada Entre os Sistemas de Vigilância em Saúde e Educação para a Melhoria no Ensino de Ciências no Município de Ouro Preto, MG |
Autores |
Anthony Dias Fonseca (Autor) LUIZ ANTONIO FERNANDEZ DE SALLES (Autor) Maria Celia da Silva Lanna (Orientador) LILIAN KAROLINE CUNHA LOPES (Co-Autor) |
Resumo |
Autores: L. A. F. Salles, D. Motta, M. Moreira, M. C. Lanna O objetivo foi trabalhar com as escolas da rede de ensino de Ouro Preto, no ensino fundamental do 5o ao 9o ano e ensino médio, a questão da contaminação biológica das águas de consumo para aplicar o conhecimento teórico sobre micro-organismos do conteúdo de Ciências ensinado nas escolas para motivação na aprendizagem e conscientização da intervenção do poder público no saneamento de um município. Os métodos empregados Para demonstrar o conhecimento da fonte de contaminação das águas a partir da microbiota corporal as oficinas demonstraram a presença da população bacteriana das mãos, e seu controle ao lavar com sabão, em ambos momentos, as secreções cutâneas foram cultivadas a 37oC/24 h em Ágar Nutriente, Ágar Eosine Methylene Blue e identificações bioquímicas das espécies bacterianas e testes da potabilidade das águas de consumo de alguns pontos pela técnica do substrato enzimático Colilert®. Os alunos foram levados a visitas técnicas à ETA - Itacolomi de Ouro Preto para demonstração dos processos de descontaminação em uma estação de tratamento de água. Também foram apresentados aos alunos um filme e animações gráficas sobre estação de tratamento de água e de tratamento de esgoto mostrando o funcionamento dessas estações. Os resultados As análises bacteriológicas comparativas das mãos dos alunos antes e depois de lavarem com sabão mostraram sempre evidente redução no surgimento das colônias bacterianas no Ágar Nutriente. Dentre as especies bacterianas isoladas destacou-se a presença de Escherichia coli. Ressaltou-se nas palestras o ciclo das contaminações da microbiota intestinal nos aquíferos indicados pela presença da Escherichia coli. Conclusões: Contextualização de conteúdos das ciências do ensino fundamental e médio com o problema das águas contaminadas. A adesão ao projeto pelos professores e alunos das escolas foi completa e a satisfação expressa nas redações-relatórios dos alunos. |