Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
"Saúde na Escola: Rede Integrada Entre os Sistemas de Vigilância em Saúde e Educação para a Melhoria no Ensino de Ciências no Município de Ouro Preto, MG
Autores
Anthony Dias Fonseca (Autor)
LUIZ ANTONIO FERNANDEZ DE SALLES (Autor)
Maria Celia da Silva Lanna (Orientador)
LILIAN KAROLINE CUNHA LOPES (Co-Autor)
Resumo
Autores: L. A. F. Salles, D. Motta, M. Moreira, M. C. Lanna O objetivo foi trabalhar com as escolas da rede de ensino de Ouro Preto, no ensino fundamental do 5o ao 9o ano e ensino médio, a questão da contaminação biológica das águas de consumo para aplicar o conhecimento teórico sobre micro-organismos do conteúdo de Ciências ensinado nas escolas para motivação na aprendizagem e conscientização da intervenção do poder público no saneamento de um município. Os métodos empregados Para demonstrar o conhecimento da fonte de contaminação das águas a partir da microbiota corporal as oficinas demonstraram a presença da população bacteriana das mãos, e seu controle ao lavar com sabão, em ambos momentos, as secreções cutâneas foram cultivadas a 37oC/24 h em Ágar Nutriente, Ágar Eosine Methylene Blue e identificações bioquímicas das espécies bacterianas e testes da potabilidade das águas de consumo de alguns pontos pela técnica do substrato enzimático Colilert®. Os alunos foram levados a visitas técnicas à ETA - Itacolomi de Ouro Preto para demonstração dos processos de descontaminação em uma estação de tratamento de água. Também foram apresentados aos alunos um filme e animações gráficas sobre estação de tratamento de água e de tratamento de esgoto mostrando o funcionamento dessas estações. Os resultados As análises bacteriológicas comparativas das mãos dos alunos antes e depois de lavarem com sabão mostraram sempre evidente redução no surgimento das colônias bacterianas no Ágar Nutriente. Dentre as especies bacterianas isoladas destacou-se a presença de Escherichia coli. Ressaltou-se nas palestras o ciclo das contaminações da microbiota intestinal nos aquíferos indicados pela presença da Escherichia coli. Conclusões: Contextualização de conteúdos das ciências do ensino fundamental e médio com o problema das águas contaminadas. A adesão ao projeto pelos professores e alunos das escolas foi completa e a satisfação expressa nas redações-relatórios dos alunos.
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