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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
Cursos de Inglês para Adolescentes.
Autores
JOELMA APARECIDA DOS SANTOS XAVIER (Autor)
MARISA CRISTIANE DA SILVA OLIVEIRA (Autor)
Sergio Raimundo Elias da Silva (Orientador)
ALLISSA PERDIGAO BRAGA (Co-Autor)
LARA BATISTA QUINUPP (Autor)
Resumo
O Curso de Inglês para Adolescentes, para alunos de 11 a 14 anos, oferece ao graduando em Licenciatura de Língua Inglesa a possibilidade de desenvolver uma prática didático-pedagógica orientada, pautada no desenvolvimento de um profissional crítico-reflexivo e autônomo, além de criar uma oportunidade adicional de aprendizagem da língua estrangeira para alunos do ensino fundamental de Mariana e região. Fortalece o intercâmbio entre a formação básica e superior e cria oportunidade de aprendizagem tanto para os adolescentes quanto para os professores em formação inicial, levando-se em conta os espaços em que os participantes se encontram socialmente situados. Atende também à responsabilidade social de integração entre a UFOP e comunidade local, e de contribuição para o desenvolvimento de pesquisas sobre ensino-aprendizagem de LE, de docentes do Departamento de Letras. Sua concepção teórica é baseada nos princípios da Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras, em especial daqueles aplicados e aplicáveis ao Ensino Fundamental e Médio da educação básica brasileira. As aulas são oferecidas duas vezes por semana, no período vespertino, no ICHS/UFOP, e o curso é estruturado em módulos semestrais de 60 horas que contemplam o desenvolvimento das habilidades orais e escritas, em nível básico. Os professores-bolsistas contam com orientações didático-pedagógicas desenvolvidas por meio de oficinas e intervenções realizadas pela coordenação, pelos colegas e/ou por convidados externos. As atividades desenvolvidas pelos professores em formação inicial contemplam regência de aulas, elaboração e aplicação de atividades complementares, avaliações processuais, observação de aulas, atividades de imersão e reuniões pedagógicas semanais com a coordenação.
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