Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XVI Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: SEXT

Título
Oficina de Ensino-Aprendizagem de Inglês: a uso da tradução na aula de inglês.
Autores
Sara Pereira Silva (Autor)
MONYZE DE SOUZA CUNHA (Autor)
Adriana Silvia Marusso (Orientador)
Resumo
Este curso possibilita a integração entre conhecimentos teóricos e práticos, em que o professor de língua inglesa em formação inicial desempenha papel didático-pedagógico, em uma experiência real, na sala de aula. Promove práticas reflexivas e trocas de experiências educacionais, além de propiciar aos alunos um campo de experimentação e desempenho didático. Atende também a uma demanda de professores das redes públicas, particulares, de cursos–livres e licenciandos em Letras-Inglês, de Mariana e região, contribuindo para a formação continuada e o aprimoramento da formação docente, a partir de um tema pré-definido. Em 2015, essa oficina discute, nos dois semestres letivos, os usos da tradução na aula de inglês, levando em consideração diferentes técnicas de tradução utilizadas pelo professor em sala de aula, com o propósito de avaliar as vantagens e desvantagens desse recurso no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Para tal fim, primeiramente é realizado o levantamento bibliográfico sobre o tema proposto e, em seguida, há a preparação teórica e prática, culminando no planejamento e regência de um minicurso, seguido de avaliações sequenciais das etapas desenvolvidas. Além da avaliação semanal das aulas ministradas, cujo objetivo é discutir coletivamente a prática pedagógica dos ministrantes, ao final da oficina, ocorre a etapa de avaliação geral (desde sua preparação até os resultados alcançados), desenvolvida tanto pelos alunos participantes quanto pelos alunos-professores e coordenação dessa ação extensionista.
Voltar Visualizar PDF