C.I sem fronteiras: A internacionalização de ideias

Publicado em: Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Arquivologia

Autores
Mariana Bueno Costa (Autor)
Rosângela Formentini Caldas (Orientador)
Palavras-chaves
Resumo
O Programa de Educação Tutorial de Biblioteconomia (PET) é um programa do governo que realiza projetos voltados aos alunos de graduação, pautados nos pilares de ensino, pesquisa e extensão. O grupo tem por objetivo a realização de iniciativas na universidade para o crescimento acadêmico e profissional dos alunos, bem como para auxiliar no desenvolvimento das atividades realizadas pelo Departamento de Ciência da Informação da UNESP de Marília. Essas atividades procuram abordar aspectos relacionados aos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia, promovendo semanas de evento, oficinas, atividades culturais e educacionais através de palestras, filmes, vídeo conferência, entre outros meios. Nesse contexto, surgiu o projeto intitulado “C.I sem fronteiras”. A ideia baseia-se em uma reunião realizada toda a vez em que um pesquisador estrangeiro da área da Ciência Informação participa de alguma atividade promovida pelo Departamento. Sendo assim, a metodologia utilizada consiste no convite ao docente para uma conversa com os integrantes do grupo para que ocorra um momento descontraído de troca de experiências, a fim de que aluno e professor relatem suas atividades dentro do âmbito da universidade e para que se tenha uma melhor compreensão da Ciência da Informação sob ótica de outra cultura. Outro método realizado para esses encontros são as vídeo conferências, já que a tecnologia viabiliza essa aproximação dos sujeitos independente de sua localização. As reuniões contribuem para a disseminação da informação de ambas as partes, visto que nos encontros é mencionada, por exemplo, a maneira em que o PET se organiza como programa, gerando a iniciativa de levar seu formato a outros países, uma vez que nos é relatado o desconhecimento desse tipo de configuração de trabalho, no qual o aluno em conjunto com a universidade auxilia no aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão na graduação. Entre os docentes participantes já estiveram profissionais de Cuba, Portugal e Espanha.