Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Econômicas

Título
De Discente a Docente: Um Estudo Sobre a Formação de Professores em Cursos de Mestrado Profissional em Administração
Autores
Rafael Fernandes Ferreira (Autor)
Carolina Machado Saraiva de Albuquerque MaranhÃo (Orientador)
TALITA ALMEIDA FERNANDES (Co-Autor)
WALQUIRIA MARINHO DE FREITAS (Co-Autor)
Resumo
O propósito central do trabalho é investigar o que se pesquisa no campo de formação de professores de Administração no Brasil. Segundo o Censo de Educação Superior de 2010, o curso de administração é o curso com maior número de estudantes do país. Desta forma, o presente trabalho se justifica apresentando como se organiza e desenvolve os estudos sobre formação de professor. Um levantamento quantitativo e análise bibliométrica sobre formação docente foi feito nos principais congressos e revistas de administração nos últimos 11 anos. Por meio dos dados levantados podemos perceber que o campo de estudo sobre formação de professores de administração é pouco trabalhado pelos pesquisadores brasileiros, revelando uma carência de pesquisas e publicações sobre o tema nas principais revistas e congressos de administração do país. Do total de 7861 trabalhos publicados, apenas 92 foram com a temática formação docente, representando cerca de 1,17% do total de trabalhos. Esse dado é alarmante visto que formação docente é um campo de estudo de extrema importância para o desenvolvimento e capacitação de futuros professores que irão formar futuros administradores. Apesar de representarem um baixo volume no total de publicações em revistas e congressos, as pesquisas sobre formação docente muito contribuíram para o desenvolvimento de conhecimento na área. Vários autores debateram sobre a importância de que na formação de professores se promova a reflexão sobre a prática, além de uma consolidação de saberes e competências pautados pelo conhecimento advindo de estudos pedagógicos.
Voltar Visualizar PDF