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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Fonaudiologia

Título
Programa Saúde na Escola: atuação fonoaudiológica na educação infantil voltada à promoção da saúde vocal na infância.
Autores
Camila Cristina Camilo Mendes (Autor)
Luciana Tavares Sebastião (Autor)
Eliana Maria Gradim Fabron (Autor)
Mayra Cristina Pereira Barbosa (Colaborador)
Pâmela Aparecida Medeiros Moreira (Colaborador)
Janaina Maria Alves da Costa (Colaborador)
Resumo
O Programa Saúde na Escola (PSE) resulta de parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação. Visa reforçar a prevenção à saúde de alunos da Educação Básica. O primeiro componente do PSE envolve avaliação das condições de saúde dos estudantes; o segundo inclui ações de prevenção e promoção da saúde. Avaliação das condições de saúde vocal dos alunos de educação infantil foi feita por meio de questionários respondidos por pais de alunos que assinaram o TCLE. Foram analisados 169 questionários de alunos com idades entre 4 anos a 5 anos e 11 meses. A ocorrência de rouquidão nos alunos foi relatada como sendo freqüente por quatro (2,4%) responsáveis. Embora com menor freqüência (raramente), 40 (23,7%) respondentes relataram a ocorrência de episódios de rouquidão nas crianças. Quanto aos hábitos nocivos à voz praticados com freqüência pelos alunos, foram apontados: gritar (37,9%); ingestão de gelados (24,9%); imitar animais (14,2%) e personagens infantis (12,4%), entre outros. Verificou-se que, embora os pais tenham indicado poucas queixas, há relatos sugestivos da ocorrência de alterações vocais entre os escolares estudados e de hábitos prejudiciais à saúde vocal cometidos pelos escolares em seu cotidiano de vida. Os dados obtidos no levantamento das condições de saúde vocal dos alunos justificaram o desenvolvimento das ações de prevenção e de promoção da saúde. Assim, foram desenvolvidas ações de promoção da saúde vocal e prevenção de disfonias com 150 alunos de seis classes de Infantil I e Infantil II. Os professores das salas também participaram. Foram abordadas informações relacionadas à produção da voz e aos hábitos saudáveis e nocivos à voz. Participar do PSE proporcionou aos discentes envolvidos experiência no trabalho multiprofissional e intersetorial, bem como possibilitou vivenciar a atuação do fonoaudiólogo na área escolar Além disso, a participação no Projeto permitiu formação na área de pesquisa e extensão universitária.
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