Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS DA VIDA
Subárea: Fonaudiologia
Título |
Programa Saúde na Escola: atuação fonoaudiológica na educação infantil voltada à promoção da saúde vocal na infância. |
Autores |
Camila Cristina Camilo Mendes (Autor) Luciana Tavares Sebastião (Autor) Eliana Maria Gradim Fabron (Autor) Mayra Cristina Pereira Barbosa (Colaborador) Pâmela Aparecida Medeiros Moreira (Colaborador) Janaina Maria Alves da Costa (Colaborador) |
Resumo |
O Programa Saúde na Escola (PSE) resulta de parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação. Visa reforçar a prevenção à saúde de alunos da Educação Básica. O primeiro componente do PSE envolve avaliação das condições de saúde dos estudantes; o segundo inclui ações de prevenção e promoção da saúde. Avaliação das condições de saúde vocal dos alunos de educação infantil foi feita por meio de questionários respondidos por pais de alunos que assinaram o TCLE. Foram analisados 169 questionários de alunos com idades entre 4 anos a 5 anos e 11 meses. A ocorrência de rouquidão nos alunos foi relatada como sendo freqüente por quatro (2,4%) responsáveis. Embora com menor freqüência (raramente), 40 (23,7%) respondentes relataram a ocorrência de episódios de rouquidão nas crianças. Quanto aos hábitos nocivos à voz praticados com freqüência pelos alunos, foram apontados: gritar (37,9%); ingestão de gelados (24,9%); imitar animais (14,2%) e personagens infantis (12,4%), entre outros. Verificou-se que, embora os pais tenham indicado poucas queixas, há relatos sugestivos da ocorrência de alterações vocais entre os escolares estudados e de hábitos prejudiciais à saúde vocal cometidos pelos escolares em seu cotidiano de vida. Os dados obtidos no levantamento das condições de saúde vocal dos alunos justificaram o desenvolvimento das ações de prevenção e de promoção da saúde. Assim, foram desenvolvidas ações de promoção da saúde vocal e prevenção de disfonias com 150 alunos de seis classes de Infantil I e Infantil II. Os professores das salas também participaram. Foram abordadas informações relacionadas à produção da voz e aos hábitos saudáveis e nocivos à voz. Participar do PSE proporcionou aos discentes envolvidos experiência no trabalho multiprofissional e intersetorial, bem como possibilitou vivenciar a atuação do fonoaudiólogo na área escolar Além disso, a participação no Projeto permitiu formação na área de pesquisa e extensão universitária. |