Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Letras

Título
O ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA NO COLÉGIO DA PROVIDÊNCIA EM MARIANA/MINAS GERAIS NO SÉCULO XIX
Autores
Fernanda Miranda Dias (Autor)
Rita Cristina Lima Lages (Orientador)
Resumo
O objetivo desse trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa realizada nos arquivos do Colégio Providência em Mariana, MG, que no século XIX, se dedicava a educação feminina. O colégio foi fundado em 1849, pelo então bispo de Mariana, Dom Antônio Ferreira Viçoso e administrado pelas 12 irmãs de caridade, vindas da França, da ordem religiosa de São Vicente de Paulo. O foco da pesquisa foi a investigação do processo de ensino e circulação da língua francesa nesse estabelecimento com o fim de analisar como a presença dessa língua influenciou e contribuiu para a formação daquelas mulheres. A coleta de dados se deu inicialmente por meio da leitura de trabalhos que pudessem direcionar a pesquisa, tanto de forma teórica quanto na localização de fontes. Após essas leituras iniciou-se um processo de coleta de dados, primeiramente no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana e posteriormente no Museu Casa da Providência, localizado no atual Colégio Providência. O trabalho de pesquisa consistiu no levantamento dos livros da biblioteca do museu, na digitalização dos documentos encontrados e fotografias dos objetos mais relevantes. Durante esse trabalho nos deparamos com documentos valiosos que puderam indicar a forte presença da língua e da cultura francesa no colégio. O trabalho ora apresentado pretende, portanto, dar visibilidade ao rico acervo encontrado e mostrar, em que medida, tal materialidade denunciava o ideal de formação feminina naquele estabelecimento. Foi possível perceber que a língua e a cultura francesas, mediadas pela ação das irmãs Vicentinas - que vieram para o Brasil para educar inicialmente meninas órfãs e, posteriormente, também as moças oriundas de famílias mais abastadas - agiram fortemente, tanto na educação escolar, quanto na educação moral e religiosa das mulheres na cidade de Mariana no século XIX.
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