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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Arquitetura e Urbanismo

Título
Apoio ao Processo de Revisão do Projeto Político-Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo
Autores
Nicholas Leite Abdalla (Autor)
CAROLINA DE LIBORIO E ANDRADE (Autor)
Claudia Maria Arcipreste (Orientador)
Resumo
O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP, instituído através do REUNI, teve seu Projeto Político Pedagógico elaborado em 2007. Em 2008 ingressou a primeira turma, que concluiu a graduação em 2013, ano em que o curso foi reconhecido pelo MEC. Entende-se que é chegada a hora de avaliar seu desempenho, de aprofundar reflexões sobre as práticas pedagógicas, o currículo e o efetivo direcionamento sócio-político do curso e sua identidade. Para embasar esse processo, o Núcleo Docente Estruturante do curso propôs este projeto Pró-Ativa, com o objetivo de discutir o PPP atual, elaborar um amplo diagnóstico explicitando problemas e desafios percebidos e levantar possíveis caminhos para superá-los. Para alcançar tais objetivos, foi proposto o Simpósio de Revisão do Projeto Político-Pedagógico do Curso, de modo que docentes, discentes e egressos expusessem suas visões, num processo de avaliação coletiva. O evento ocorreu em 27 e 28 de maio de 2015. Foram proferidas palestras de professores da UFSJ e da UFMG e de representante do NAP/PROGRAD, abordando aspectos diversos sobre o papel do PPP, metodologias de ensino- aprendizagem e estruturas curriculares inovadoras. Foram também organizados Grupos de Trabalho em três eixos temáticos: potencialidades do curso no âmbito da UFOP; o ensino de arquitetura e urbanismo e a cidade; o ensino-aprendizagem e suas relações. O material produzido nos GTs foi amplamente debatido pelos participantes. A seguir, iniciaram-se os trabalhos de sistematização e análise dos dados obtidos no simpósio, etapa que está em andamento, com cronograma prejudicado pela greve docente. Os resultados preliminarmente obtidos indicam que mudanças pontuais podem, a curto prazo, levar à melhoria significativa do curso, mas que alterações mais expressivas da estruturação curricular precisarão ser empreendidas a médio prazo, em busca de maior flexibilidade e integração de conteúdos.
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