Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: ENGENHARIAS

Subárea: Engenharia Geológica

Título
Catalogação do acervo de amostras do laboratório de geologia econômica do Departamento de Geologia/ Escola de Minas/ Universidade Federal de Ouro Preto.
Autores
Luiza Rocha Kelmer (Autor)
Edison Tazava (Orientador)
Resumo
“Catalogação do acervo de amostras do laboratório de Geologia Econômica Departamento de Geologia / Escola de Minas / Universidade Federal De Ouro Preto", Luiza Rocha Kelmer * Edison Tazava, Moacir Pereira Barros. O presente projeto é um trabalho de organização e catalogação de materiais didáticos realizado no laboratório de geologia econômica do Departamento de Geologia da Escola de Minas da UFOP. Juntamente com este trabalho, está sendo construído um banco de dados onde todas as informações obtidas ficarão disponíveis. Este banco de dados consiste em uma importante ferramenta por apresentar dados atualizados dos depósitos minerais do acervo do laboratório, assim como descrições e resumos que auxiliarão nas aulas práticas e estudo dos alunos da disciplina geologia econômica. Nas etapas iniciais do projetos foram registradas e organizadas quase a totalidade das amostras do laboratório. Além da transferência de parte das informações para o banco de dados. Nesta etapa do projeto, além da catalogação, foi feita a inclusão de microfotografias das lâminas delgadas e seções polidas, que também pertencem ao acervo do laboratório de geologia econômica. Além disso, amostras e lâminas delgadas cedidas por professores do departamento de Geologia foram inseridas no acervo, catalogadas e registradas no banco de dados com informações disponíveis na literatura sobre os depósitos. A otimização do acesso ao website, no qual o banco de dados está disponível, também foi concluído, sendo disponibilizado inicialmente para os alunos da disciplina e futuramente poderá ser utilizado como ferramenta de estudos para os alunos de diversas instituições de ensino. A realização do presente projeto já propiciou um grande aprimoramento na utilização das amostras para as aulas práticas da disciplina, já que tem permitido um melhor acesso ao acervo, além da organização de trabalhos e estudos práticos e teóricos da disciplina.
Voltar Visualizar PDF