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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: ENGENHARIAS

Subárea: Engenharia Geológica

Título
Identificação de problemas e produção de material didático para aulas práticas visando a melhoria do rendimento acadêmico de alunos de Petrologia Sedimentar.
Autores
Icaro Correa Gondim Faria (Autor)
Mariângela Garcia Praça Leite (Orientador)
Resumo
Estudos recentes mostram que o ensino tradicional em salas de aulas convencionais não atende mais aos anseios de professores e, sobretudo, dos estudantes. A adoção de aplicações e serviços baseados na nuvem muda não apenas as formas de relação entre estes atores, como torna a informação acessível de qualquer lugar e com qualquer dispositivo. Neste sentido, o objetivo deste projeto foi avaliar o impacto do uso de serviços de armazenamento em nuvem (cloud computing) como suporte para o ensino na disciplina Petrologia Sedimentar, obrigatória do curso de Engenharia Geológica da UFOP. No primeiro dia de aula, todos os alunos matriculados na disciplina foram convidados a compartilhar uma pasta no serviço de armazenamento em nuvem Dropbox, contendo o plano de aula a disciplina, o diário de classe e seis sub-pastas: livros (com o a bibliografia básica e complementar recomendada no plano de aula), fichas (com as fichas para a descrição das lâminas delgadas); artigos (com artigos científicos clássicos), xerox (com figuras auxiliares para a descrição das lâminas delgadas), aulas (com o pdf dos slides apresentados nas aulas, atualizada semanalmente antes das aulas presenciais) e dúvidas (onde os alunos deveriam postar suas dúvidas e o professor postaria as respostas). Ao final do semestre, 16% dos alunos não aderiram ao compartilhamento, 71% aderiram ainda na primeira semana e 13% aderiram apenas na véspera da primeira prova. Neste semestre, houve uma reprovação por nota de 22,5%, sendo que destes, 29% haviam aderido ao armazenamento na véspera da prova e 43% não aderiram ao armazenamento. Já no semestre anterior, sem o uso deste serviço, 43% dos alunos haviam sido reprovados por nota. Apesar de recentemente implementado, os dados mostram que o serviço de armazenamento em nuvem auxiliou os alunos no aprendizado da disciplina, reduzindo o percentual de reprovação por nota.
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