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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Nutrição

Título
O ensino em Nutrição Clínica oferecido pelo curso de graduação em Nutrição da UFOP e o direito do paciente ao cuidado clínico humanizado.
Autores
Paula Iara Magalhaes Souza (Autor)
CINTHIA ROCHA DA SILVA (Autor)
Ana Lúcia Rissoni dos Santos Regis (Orientador)
Resumo
Nos trâmites da cidadania do século XXI, o ensino de Nutrição Clínica deve ser um aliado do direito do paciente ao cuidado humanizado. No entanto, a literatura acadêmico-científica vem chamando a atenção que, em geral, os cursos de graduação em Nutrição têm dado pouca ou nenhuma importância às dimensões ética e humana na trajetória de formação acadêmica do nutricionista. Executou-se, por isto, um estudo, com o objetivo de refletir se a formação acadêmica em Nutrição clínica oferecida pelo curso de graduação em Nutrição da UFOP favorece uma formação dos discentes com vista a propiciar o cuidado clínico nutricional humanizado. Partiu-se da hipótese de que a formação acadêmica em questão é deficitária, pois o ensino ministrado privilegia a doença e não o doente. Realizou-se uma pesquisa clínica – documental, onde foram analisados 118 estudos de casos clínicos, os quais foram divididos em 3 grupos: crianças e adolescentes (0 a 18 anos), adultos (19 a 60 anos) e idosos (> 60 anos). Consultou-se também, artigos, priorizando-se aqueles da base Scielo. Os descritores foram: formação acadêmica, Nutrição e humanização, cuidado clínico humanizado e cidadania. As análises foram feitas, considerando-se as categorias, diagnóstico, terapêutica e prognóstico. Nessas, examinou-se as variáveis, participação do paciente, participação do acompanhante, materiais disponíveis, profissional adequado e equipe multiprofissional. Os resultados foram diversos, mas agrupam-se no argumento de que os discentes apresentam falha na formação acadêmica para oferecer ao paciente um cuidado clinico humanizado e a oportunidade de exercício da cidadania. Concluiu-se que a UFOP, enquanto instituição fomentadora de cidadania deve estar alerta à necessidade de reformulação das disciplinas da área clínica do Curso de Nutrição, pois este campo do saber pode estar fragilizando seu papel ético.
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