Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS DA VIDA
Subárea: Nutrição
Título |
O ensino em Nutrição Clínica oferecido pelo curso de graduação em Nutrição da UFOP e o direito do paciente ao cuidado clínico humanizado. |
Autores |
Paula Iara Magalhaes Souza (Autor) CINTHIA ROCHA DA SILVA (Autor) Ana Lúcia Rissoni dos Santos Regis (Orientador) |
Resumo |
Nos trâmites da cidadania do século XXI, o ensino de Nutrição Clínica deve ser um aliado do direito do paciente ao cuidado humanizado. No entanto, a literatura acadêmico-científica vem chamando a atenção que, em geral, os cursos de graduação em Nutrição têm dado pouca ou nenhuma importância às dimensões ética e humana na trajetória de formação acadêmica do nutricionista. Executou-se, por isto, um estudo, com o objetivo de refletir se a formação acadêmica em Nutrição clínica oferecida pelo curso de graduação em Nutrição da UFOP favorece uma formação dos discentes com vista a propiciar o cuidado clínico nutricional humanizado. Partiu-se da hipótese de que a formação acadêmica em questão é deficitária, pois o ensino ministrado privilegia a doença e não o doente. Realizou-se uma pesquisa clínica – documental, onde foram analisados 118 estudos de casos clínicos, os quais foram divididos em 3 grupos: crianças e adolescentes (0 a 18 anos), adultos (19 a 60 anos) e idosos (> 60 anos). Consultou-se também, artigos, priorizando-se aqueles da base Scielo. Os descritores foram: formação acadêmica, Nutrição e humanização, cuidado clínico humanizado e cidadania. As análises foram feitas, considerando-se as categorias, diagnóstico, terapêutica e prognóstico. Nessas, examinou-se as variáveis, participação do paciente, participação do acompanhante, materiais disponíveis, profissional adequado e equipe multiprofissional. Os resultados foram diversos, mas agrupam-se no argumento de que os discentes apresentam falha na formação acadêmica para oferecer ao paciente um cuidado clinico humanizado e a oportunidade de exercício da cidadania. Concluiu-se que a UFOP, enquanto instituição fomentadora de cidadania deve estar alerta à necessidade de reformulação das disciplinas da área clínica do Curso de Nutrição, pois este campo do saber pode estar fragilizando seu papel ético. |