Professores retratados no cinema: dificuldades e sucessos.

Publicado em: Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Autores
KEREN INGRID AMORIM (Autor)
MARGER DA CONCEICAO VENTURA VIANA (Orientador)
CAROLINE MORATO MARTINS (Co-Autor)
Palavras-chaves
Professores retratados. Cinema. Escola
Resumo
O projeto teve como objetivo analisar como professores foram retratados em diversos filmes e seus respectivos cenários escolares. Considera-se que, por meio destas personagens, é possível rever e repensar as diferentes correntes educacionais sobre o processo de ensino-aprendizagem. Assim, por meio dos professores e ambientes apresentados nos filmes, foi possível analisar como, cada um dos professores retratados nos filmes assistidos, se associam às interpretações educacionais. Estas, de caráter teórico e psicológico, apesar de não se excluírem, não abarcam completamente e majoritariamente a individualidade e subjetividade do homem moderno. Entretanto, os 25 filmes selecionados mostram o professor e a escola como um complexo constructo social. Com isso, não foi objetivo padronizar e classificar as personagens de professores analisadas, suas respectivas ações, e seus contextos sociais e escolares – o que poderia culminar em um julgamento superficial e dispensável nesta pesquisa. Todavia, tentou-se compreender o apresentado nos filmes em associação com diversas correntes teóricas, sem criar padrões fixos e quantitativos. Todos os filmes selecionados apresentam personagens de professores, escolas e contextos escolares e sociais que emulam ou se aproximam –alguns baseados em histórias reais – de tal modo à realidade (não só do Brasil), que podem, quando em análise metódica e científica, pautada nos estudos teóricos da educação, muito acrescentar à reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Em vista dos aspectos observados e analisados concluiu-se que são diversas as possibilidades para os distintos problemas vivenciados no ambiente educacional, não havendo única solução ou metodologia única para o enfrentamento das dificuldades que atravessam esse contexto.