Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Comunicação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Reflexões sobre práticas pedagógicas que permeiam a construção de narrativas hipermidiáticas
Autores
GISELLE BORGES DE CARVALHO (Autor)
JAN ALYNE BARBOSA PRADO (DECSO) (Orientador)
Resumo
A pesquisa tem por objetivo sistematizar e refletir sobre práticas pedagógicas direcionadas à construção de narrativas em hipermídia, mais especificamente na experimentação de novas linguagens e processos produtivos, partindo do uso de ferramentas de coletas, tratamento e análise de dados nativamente digitais e procedimentos ligados aos Métodos Digitais (ROGERS, 2014). Por meio da construção de protocolos de análise e exercícios realizados, levando-se em conta o referencial teórico discutido durante as aulas de Webjornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), bem como a apropriação de ferramentas de composição e navegação em ambientes digitais, discutimos possíveis desdobramentos em relação à análise e ao emprego de elementos multimídia e de critérios de composição e do uso de hipertextos. Os aspectos observados no desenvolvimento de tais projetos e produtos dizem respeito a sistematização, reflexão e construção de modelos de composição (meta) narrativa e linguagens a partir do emprego destas características e do uso de ferramentas digitais. Considerando a composição de produtos laboratoriais e o uso de tecnologias digitais aplicadas ao jornalismo, a importância da pesquisa reside em refletir sobre ambientes de experimentação e o desenvolvimento de projetos inovadores e empreendedores na área de jornalismo digital, por meio da reflexão sobre como os elementos em hipermídia reconfiguram (meta)narrativas. Para além disso, justifica-se sua importância no sentido de fomentar a cultura de pesquisa entre os alunos da graduação e de produzir literatura na área, tão escassa no que se refere aos estudos sobre narrativas digitais baseadas no emprego de elementos de hipermídia para a composição de (meta) narrativas em ambientes digitais. Agradecimentos à UFOP pelo fomento dado pela bolsa na modalidade PIP-1S.
Voltar Visualizar PDF