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Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Artes

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
TEORIA E PRÁTICA DO ESPECTADOR TEATRAL: O CONCEITO DE ESPECTADOR EM ARTAUD E GROTOWSKI
Autores
LISANDRA DA PAIXAO MOURA (Autor)
DAVI DE OLIVEIRA PINTO (DEART) (Orientador)
Resumo
A pesquisa tem como objetivo central a investigação do conceito de espectador teatral nos escritos de Antonin Artaud e Bertolt Brecht. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos, decorrentes das leituras feitas até o momento, dizem respeito ao conceito de espectador de modo geral. Conclui-se, parcialmente, que o espectador teatral, com as suas características econômicas, políticas e sociais, bem como com a sua maior ou menos experiência enquanto espectador da arte em geral e do teatro em particular, se relaciona com a cena ou espetáculo teatral de modo singular. Essa conclusão parcial pode ser discutida pelo seguinte viés, entre outros possíveis: o espectador teatral, quando vai assistir uma cena ou espetáculo, pode lidar as suas referências e expectativas como parâmetros fechados, definitivos, acabados, sem disponibilidade para fruir de modo mais flexível o que vê diante de si. Dessa atitude pode acontecer uma experiência restrita do seu encontro com a obra. Isso se verifica com acentuada frequência no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais. É muito comum observar que alunos desse Departamento vão com uma noção preconceituosa para ver determinadas cenas e espetáculos teatrais, não deixando que seu horizonte estético se amplie, mas, pelo contrário, apenas, reafirmando os preconceitos que carregam consigo. Nesses casos, não há uma interlocução, mas, no máximo, uma assistência impaciente e arrogante. Na continuidade da pesquisa, se vai debruçar sobre escritos dos dois autores mencionados, disponíveis em português, para levantar o que dizem direta ou indiretamente sobre o espectador teatral. A partir disso, se vai construir uma possível aproximação conceitual ao espectador teatral, baseada nos dados obtidos via leitura e reflexão.
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