Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Letras
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
Ensino de Português, como segunda língua, para alunos surdos, incluídos nas series iniciais do ensino fundamental, da rede pública municipal de ensino da cidade de Mariana/MG. |
Autores |
VANESSA SOUZA DE PAULA (Autor) DAYSE GARCIA MIRANDA (DELET) (Orientador) |
Resumo |
Em termos gerais, a pesquisa propõe investigar o ensino da língua portuguesa em sua modalidade escrita, para alunos surdos dos anos iniciais das séries do ensino fundamental I, e propor intervenções para um possível desenvolvimento de aquisição da mesma. A pesquisa tem como objetivo um contato direto com os alunos, sem o apoio de terceiros. Com intuito de focar nos recursos linguísticos da Libras para abordar temas significativos do cotidiano que despertem o interesse dos alunos, para então introduzir a língua portuguesa, sempre considerando o desenvolvimento dos alunos e os aspectos sócio culturais da sua primeira língua. Essa pesquisa apóia-se em Lacerda e Lodi ( 2009) e reconhece a necessidade de se considerar a interação entre escrita e os valores socioculturais que a determinam, a partir do uso em diferentes práticas sociais de linguagem. Visamos então inserir essas crianças surdas no contexto discursivo, e para tanto iniciamos com o vídeo de Nelson Pimenta, O homem que queria ser cachorro encontrado em (https://youtu.be/UvQnMwF6-gM ), proporcionando aos alunos contato direto com sua cultura e língua, para em seguida inseri-los no contexto da língua portuguesa. Através de atividades visuais que proporcionem aos alunos momento de escolhas discursivas e de raciocínio lógico em sequências narrativas, em uma tentativa que produzam posteriormente ao final dessa pesquisa algum registro linguístico escrito. Pesquisa desenvolvida em parceria com Reginaldo Rodrigues da Silva. |