Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Artes

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Segundo o Arena - o épico e o coringa em Arena Conta Zumbi e Tiradentes
Autores
SUTTANE QUEIROGA HOFFMANN (Autor)
ELEN DE MEDEIROS (DEART) (Orientador)
Resumo
A presente pesquisa buscou construir um diálogo entre Arte e Resistência, partindo dos musicais elaborados pelo grupo Teatro de Arena de São Paulo, tendo como objetivo analisar como a proposta épica se consolida nas peças a partir do teatro épico brechtiano, em específico nos musicais Arena conta Zumbi e Arena conta Tiradentes. Este é um trabalho realizado durante um período de sete meses de pesquisa, e visa a comparação do texto teatral com análise das canções, partindo da ideia de resistência, Ditadura Militar e imaginário histórico na composição de uma nova estética que vinha sendo trabalhada há tempos pelo núcleo do Arena. Tal proposta encontrou a base para a criação de um teatro de resistência nos estudos sobre o teatro épico de Bertolt Brecht, na medida em que o dramaturgo alemão se propõe a lutar pelas causas políticas, imprimindo em suas obras uma acentuada crítica ao poder dado à sociedade capitalista. Partindo dos pressupostos acima citados, o objetivo desta pesquisa está voltado à investigação e à análise teórica de elementos épicos presentes na dramaturgia do Teatro de Arena, em específico nos musicais citados acima. Em virtude de sua interrupção, foi concluída a análise de Arena conta Zumbi. Pretendeu-se, assim, investigar de que maneira, e com quais funções específicas, no corpus selecionado, esses elementos foram usados. Além disso, foi objeto de investigação como, de certa forma, eles se distanciam da proposta épica brechtiana na composição e execução de um teatro político que visava chamar a atenção do público para a discussão de aspectos sociais e políticos brasileiros. Para tanto, foi considerada aqui uma análise histórica, social e política da época em que a peça foi escrita e encenada para assim entendermos melhor como os aspectos ideológicos são projetados em cena por meio de tais elementos épicos.
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