Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS DA VIDA
Subárea: Educação Física
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL ESPORTIVO DE JOVENS ATLETAS: UM ESTUDO PRELIMINAR |
Autores |
HUGO LEONARDO BARROS DE PAULA (Autor) FRANCISCO ZACARON WERNECK (CEDUFOP) (Orientador) EMERSON FILIPINO COELHO (Colaborador) DAVI MOL BARBOSA (Autor) Jeferson Macedo Vianna (Autor) LUCIANO MIRANDA (Autor) RENATO MELO FERREIRA (Autor) |
Resumo |
A avaliação do potencial esportivo é o primeiro passo no processo de descoberta de novos talentos, sendo feita através da aplicação de baterias de testes juntamente com a opinião de técnicos. Esta avaliação possibilita identificar as necessidades de desenvolvimento e orientar o processo de treinamento. O objetivo do estudo foi elaborar uma metodologia de avaliação multidimensional e longitudinal do potencial esportivo de crianças e jovens. Em 2015, 390 alunos, de ambos os sexos, do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF), de 11 a 18 anos, realizaram testes antropométricos, psicológicos, testes de força, velocidade, agilidade, resistência e maturação somática. Os professores dos alunos avaliaram os mesmos quanto ao desempenho atual e a expectativa de desempenho futuro. Os dados foram analisados por modelagem estatística, utilizando os valores percentis dos testes e respectivos pesos atribuídos à importância de cada indicador para o desempenho, sendo estabelecidos pontos de corte para a classificação do potencial esportivo, sem especificar por modalidade. Os resultados foram: 29% classificados como potencial em desenvolvimento, 51% potencial esportivo mediano, 18% alto potencial esportivo e 2% potencial de excelência para o esporte. Após a coleta de dados, 99 alunos-atletas participaram dos Jogos da Amizade-2015, competição esportiva anual entre os 13 colégios militares do Brasil. Dos alunos-atletas do CMJF que conquistaram medalhas (n=43), 70% deles foram classificados, a priori, como alto potencial esportivo ou potencial de excelência (X2 = 5,343; p = 0,02). A chance de um atleta de alto potencial/excelência do CMJF ser medalhista na competição foi três vezes maior do que a dos atletas classificados como mediano/em desenvolvimento (OR = 3,33; IC95% = 1,18 – 9,41). Conclui-se que a modelagem preliminar do potencial esportivo de crianças e jovens mostrou-se promissora como ferramenta para identificação e desenvolvimento de potenciais talentos esportivos. |