Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Educação Física

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Coordenação motora com bola como conteúdo das aulas de educação física escolar
Autores
SAMARA SILVA DE MOURA (Autor)
SIOMARA APARECIDA DA SILVA (CEDUFOP) (Orientador)
Resumo
O desenvolvimento motor, ao longo da vida, sofre influências de fatores econômicos, sociais, biológicos e principalmente da prática física. Para a aquisição de novas habilidades, o ambiente escolar torna-se um terreno fértil, rico em estímulos. Nas primeiras séries do ensino fundamental a atividade motora é importante, sendo necessário planejamento/estruturação das aulas de Educação Física para que tais habilidades básicas requisitadas na vida diária da criança sejam atendidas em seus diversos propósitos, para desta forma constituir uma ampliação do baú de experiências motoras. Partindo deste pressuposto teórico o objetivo do trabalho foi investigar a influência de um programa de intervenção motora no desempenho de habilidades de lançar, driblar,chutar e conduzir,de crianças do Ensino Fundamental anos iniciais.A amostra consistiu de 4 turmas (2 do 4° ano e 2 do 5° ano), separadas em dois grupos: grupo experimental (GE) com 18 sessões de aulas sistematizadas para o desenvolvimento da capacidade de jogo e o grupo controle (GC) com 18 sessões de aulas do professor da escola. O estudo se constituiu de três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste.Nas fases de pré e pós-testes, as crianças foram avaliadas através do teste de coordenação com bola (TECOBOL). Os resultados da comparação entre os sexos e entre as turmas não apresentaram diferenças significativas. Quando comparado os escores médios entre os momentos (pré e pós teste) verificamos que a prática de atividade física para o desenvolvimento da capacidade de jogo provoca um impacto positivo sobre o desempenho motor de escolares, uma vez que os participantes do GE apresentaram uma melhora significativa (delta de 93 segundos) no pós-teste em comparação ao GC (delta de 44 segundos).Concluiu-se que o programa de intervenção estruturado para o desenvolvimento da capacidade de jogo teve influência significativa na melhoria de habilidades motoras.
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