Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Administração

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
A Reificação da Cultura: Uma Análise do Programa de Educação Patrimonial do Trem da Vale sob a ótica da Indústria Cultural
Autores
ROSANY CECILIA DE SENA (Autor)
CAROLINA MACHADO SARAIVA DE ALBUQUERQUE MARANHÃO (DECEG) (Orientador)
Resumo
É inestimável o valor para o Patrimônio Cultural, material e imaterial brasileiro - e mundial - que as cidades de Mariana e Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, representam. Neste contexto, a mineradora Vale S.A., ativamente atuante na região, tanto na perspectiva econômica quanto na ambiental, idealizou o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale (2006-2015), que foi um dos principais projetos culturais da região. Considerando que a Educação Patrimonial é de extrema importância para a formação da identidade cultural e social do indivíduo autônomo, objetiva-se analisar, sob a perspectiva crítica, as inter-relações entre o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale com o conceito que carrega a Indústria Cultural, conforme cunhado pelos teóricos críticos Theodor Adorno e Horkheimer no livro “Dialética do Esclarecimento” (1985). Para tanto, utiliza-se da análise fílmica do “Documentário Projeto Trem da Vale” e da análise do discurso, tendo como referência o livro “Outras memórias, outros patrimônios: relato técnico do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale”, para se buscar compreender e interpretar os significados aparentes presentes, considerando de forma crítica as mensagens objetivas (e também as subliminares) perceptíveis nos materiais. Para a análise empírica utilizou-se como categoria de sentido a tese de Francisco Rüdiger (2004) sobre os esquematismos interpretativos comumente presentes nas práticas da Indústria Cultural. Através das análises percebe-se a presença de esquematismos e também de outros apontamentos para os quais o programa faz alusão, como às indicações políticas, econômicas, ambientais e religiosas disseminadas nestas apresentações institucionais do Projeto. Estes aspectos contribuem para o fato de que a Educação Patrimonial pretendida pelo programa foge à essência exata de ações educativas que visam ao empoderamento crítico da cultura de um indivíduo, contribuindo assim para o fortalecimento do legado da Indústria Cultural.
Voltar Visualizar PDF