Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Ações extensionistas e pesquisa-ação em contextos de inclusão: impactos na formação docente inicial e continuada na região dos Inconfidentes
Autores
FABIANA NASCIMENTO DE ALMEIDA (Autor)
MARCO ANTONIO MELO FRANCO (DEEDU) (Orientador)
Resumo
A pesquisa busca investigar como as ações extensionistas do projeto Inclusão: práticas pedagógicas, aquisição do sistema de escrita e outras aprendizagens tem influenciado na formação de professores do ensino fundamental e de alunos do curso de Pedagogia na região do Inconfidentes em Minas Gerais. O projeto de extensão, objeto de investigação, vem sendo desenvolvido há cerca de três anos e tem a pesquisa-ação como fundamento para a construção de estratégias pedagógicas nos contextos de inclusão. Ele atende a diversas escolas e professores da região. Trata se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e que privilegia o uso da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. As entrevistas serão realizadas com professores das redes municipais de Mariana e Ouro Preto no Estado de Minas Gerais e com alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto que participaram do projeto. Inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico, nos últimos 10 anos, na base Scielo, Capes, GT8 e GT15 da ANPED, sobre as produções científicas que abordam a formação docente/professores, inclusão e a pesquisa-ação/pesquisa colaborativa como forma de identificar o que vem sendo produzido nessa área. Até o momento, foi possível identificar que o número de trabalhos publicados, nessas bases, relacionados ao tema ainda é bastante incipiente. Os debates e produções no campo da inclusão e formação docente têm se pautado, na maioria das vezes, nos aspectos relacionados às políticas públicas, sendo que a discussão sobre o campo da prática pedagógica tem sido menos evidenciado. É possível perceber que mesmo com tantos progressos no campo das políticas públicas para a Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil, ainda são restritos os avanços nos debates relacionados ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, particularmente, as discussões que abordam essas práticas e o fazer docente na sala de aula.
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