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Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Sociais

Título
Gênero e Representações no Espaço Acadêmico: Um olhar através da imprensa e mídias digitais
Autores
Caroline Ponce Duarte (Autor)
Lidia M. V. Possas (Orientador)
Resumo
O presente projeto de pesquisa busca estudar a violência de gênero nas universidades a partir de veículos de fonte de informação, com o interesse de investigar, problematizar, discutir como podem ser as representações e ações mais evidentes que nos permita qualificar as relações de preconceito, privilégio, poder, violência e submissão de gênero dentro da Universidade Estadual Paulista. A interface público/privado possibilitou que emergissem no Brasil , a partir do final do século XX, novas configurações e demandas de diferentes grupos, e dentre eles, mulheres de vários segmentos sociais que se identificam com um novo tipo de ativismo. Organizadas e divulgando em redes sociais digitais, a(s) corrente(s) feminista(s) permeiam as mídias e as transformam em um importante canal de discussão, de mobilização de caráter político e denúncias de práticas abusivas e preconceituosas. Os coletivos feministas denunciam cada vez mais o caráter conivente que as instituições universitárias assumem diante de tais abusos, embora sejam representadas como um espaço de excelência e formação acadêmica. A pesquisa tem com o premissa uma análise qualitativa de artigos, imagens e postagens divulgadas em portais de empresas jornalísticas, em comunidades no facebook, que divulgam e apresentam discussões e matérias sobre ocorrências e episódios que se configuram na presença de “uma cultura do estupro” nas universidades. Essa análise se fundamenta em uma abordagem da história do tempo presente articulando-se com o campo de estudos de gênero, da sociologia e da comunicação. Para a melhor compreensão das ações que evidenciam e caracterizam as relações de conflito dentro da universidade, pretendemos observar como os segmentos viabilizam suas ações e quais os limites, as possibilidades que alcançam como sendo representativos de uma demanda por maior visibilidade da questão da violência de gênero e parte de uma cultura universitária.
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