Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Serviço Social

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Título
A EDUCAÇÃO POPULAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Autores
Beatriz de Souza Lima Pissutti (Autor)
Resumo
Essa pesquisa surgiu do contato com o trabalho realizado pelo Núcleo de estudos sobre a criança e o adolescente (NECRIA), a cerca da educação popular de Paulo Freire com crianças de 10 anos de uma escola pública de Franca/SP. Tendo que Paulo Freire pauta suas reflexões e atuação na educação libertadora, visando a emancipação do ser e a construção das ideias por meio do coletivo, contestando a educação bancária onde o professor deposita seu conhecimento sobre o/a aluno/a, sem considerar os conhecimentos, crenças e a cultura que este/a possui, o objetivo deste projeto inicialmente é compreender e estudar a educação popular na sua reflexão dialógica, e posteriormente relacionar a atuação da didática de Paulo freire com o desenvolvimento escolar das crianças que trabalham com ela por meio do NECRIA. Este estudo se pauta em uma metodologia de pesquisa bibliográfica, além de ser uma pesquisa com abordagem qualitativa, já que se tratar de pessoas e do subjetivo de cada uma,além de nos pautarmos no materialismo dialético. Esta encontra-se ainda na fase inicial por isso ainda não possui resultados de campo, porém alguns dados bibliográficos nos orientam em seu desenvolvimento, como: “Pedagogia do oprimido”, “Educação como Prática de Liberdade”, de Paulo Freire, “A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a educação” de Zilma de M. R. de Oliveira e outros que nos levem a uma reflexão crítica e propositiva no desenvolvimento pedagógico das crianças e ainda auxilia na sustentação teórica e metodológica da pesquisa. Por fim tendo por base a atual conjuntura societária, falar e estudar sobre educação é mais do que necessário, ainda mais se pensarmos nas atuais reformas conservadoras e anti-democráticas que estão ocorrendo na educação, vemos que cada vez mais nos distanciamos dessa ideia de educação participativa,reflexiva e democrática de Paulo Freire, e vamos sim desenvolvendo uma educação que busca indivíduos reprodutores e não indivíduos pensantes.
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