Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Artes Cênicas
Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Título |
GROTOWSKI E DALCROZE: A MÚSICA COMO INSTRUMENTO PARA A PRESENÇA DO ATOR |
Autores |
TABATTA IORI THIAGO (Autor) Ricardo Gomes (Orientador) Rufo Herrera (Co-Orientador) |
Resumo |
O presente estudo é uma investigação sobre a musicalidade no teatro, seja para auxiliar o ator em sua presença cênica ou para ser um instrumento para estimular a criação. Os artistas e pesquisadores Jerzy Grotowski e Jacques Dalcroze foram, respectivamente, as principais referências teórico-práticas para pensar o trabalho do ator e a relação do corpo com a música. O objetivo da pesquisa foi descobrir, por meio da prática diária e com o subsídio da pesquisa bibliográfica, as possibilidades de união entre som e movimento, corpo e voz, ação e música. Após uma etapa de treinamentos diários, foram montadas duas cenas teatrais, nas quais foram aplicados os estudos teóricos-práticos da pesquisa. Nessas encenações foi possível perceber a potência da busca pela musicalidade como caminho para desenvolver a escuta, a coordenação motora, a concentração, o corpo e a voz de um ator. |