Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Comunicação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Nos Bastidores da Notícia: Mídia e Democracia
Autores
INGRID MITSUE YASUMOTO (Autor)
Carmem A. S. Guimarães (Co-Autor)
Gabriel R. de Lima (Co-Autor)
Miriã C. S. Bonifácio (Co-Autor)
Rafael Fonseca Drumond (Orientador)
Juçara Gorski Brittes (Orientador)
Resumo
A criação do projeto de extensão Nos bastidores da Notícia: Mídia e Democracia foi estimulada a partir da observação do desequilíbrio informativo que caracteriza o sistema brasileiro no âmbito da comunicação. Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e ao curso de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o projeto trabalha em parceria com escolas públicas e o Coletivo Mica - Mídia, Identidade, Cultura e Arte. Dessa forma, é direcionado à crianças e jovens de áreas periféricas de Mariana (MG) e visa a conscientização sobre o direito à comunicação, assim como o desenvolvimento de uma leitura crítica da mídia. Para tanto, buscamos entender os processos de elaboração de conteúdos noticiosos, os interesses econômicos/ideológicos sob os quais os sistemas comunicativos se sustentam e a produção de meios alternativos de comunicação adaptados a realidade dos participantes. A metodologia empregada consiste na aplicação de ferramentas didático-pedagógicas, antecedidas de vivências, para despertar a sensibilidade e fortalecer os laços entre os membros. Conjuntamente, são aplicadas oficinas voltadas para todas as etapas do processo jornalístico: da pauta à edição de conteúdos. A partir disso, foram e estão sendo obtidos resultados no contexto de produção de meios de comunicação alternativos, escolhidos pelas comunidades envolvidas. Assim, foram implantadas diferentes plataformas, tais como blog, página em rede social, jornal impresso, onde os moradores das localidades envolvidas falam de si, de seu bairro, de sua cultura e de seus problemas. Ao final do processo, fica claro para a coordenação do projeto e para os monitores, que os jovens não se reconhecem nas notícias veiculadas nos jornais da Região dos Inconfidentes, muito menos cultivam o hábito de leitura. Após aplicação de atividades e incentivo aos debates, percebe-se a adesão e o interesse por parte dos participantes por manter a discussão viva e desenvolver visão crítica sobre a mídia da cidade.
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