Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Subárea: Matemática

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Título
Oficina dos Desafios Lógicos.
Autores
SUZANA REGINA DA SILVA (Autor)
Joyce Christina Pedro (Autor)
Lavínia Martins cunha (Autor)
NATÁLIA APARECIDA SOUSA MAIA (Autor)
Marlon Stefano Fernandes Estanislau (Autor)
Sebastião Martins Xavier (Orientador)
Resumo
" Oficina dos Desafios Lógicos “ Introdução- Apresentamos aqui nossa experiência, ao aplicarmos oficinas envolvendo “Desafios Lógicos”, desenvolvida na Escola Estadual Dom Pedro II. O supervisor do Pibid/Matemática propôs a nós bolsistas que trabalhássemos com desafios lógicos, onde objetivo era trabalhar com atividades que envolvesse o raciocínio lógico, permitindo com que esses alunos experimente e compreenda a matemática de forma diferenciada daquela aplicada em sala de aula. Objetivo- Nós bolsistas do PIBID/Matemática desenvolvemos “oficinas dos desafios lógicos”com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Pedro II, onde os objetivos eram desafiar os alunos gerando neles o interesse e o prazer em resolver os problemas. Além disso, queríamos mostrar aos alunos que existem outras formas de trabalhar a disciplina de matemática de maneira diferenciada da convencional,valorizando as competências individuais de cada aluno, motivando seu interesse e instigando sua curiosidade e capacidade de raciocinar. Buscamos também, apresentar aos professores as evidências voltadas à necessidade de inserir em suas metodologias, alternativas pra o aprendizado da disciplina. Metodologia- Selecionamos alguns desafios lógicos e escolhemos algumas turmas para aplicarmos as oficinas. Às vezes as oficinas eram individuais e outras eram em grupos. Isso ficava a critério dos alunos, pois alguns tinham a facilidade de raciocinar sozinho, já outros precisavam discutir entre os colegas pra resolver os desafios.A proposta era que os alunos desenvolvessem os desafios lógicos de maneiras diferentes onde no final do problema a resposta seria a mesma. conclusão- O objetivo inicial foi alcançado, visto que conseguimos aplicar as oficinas, prender a atenção dos alunos e mostrá-los que a matemática pode ser ensinada e aprendida de uma maneira prazerosa. Referências-Tomamos como referencias os PCNs, que sugerem o recurso de jogos e oficinas como um dos caminhos para “trabalhar a Matemática"
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