Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Sociais

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Título
Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo
Autores
Janaina Pereira de Abreu (Autor)
Helen de Castro Silva Casarin (Orientador)
Resumo
O projeto “Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo”, é fruto de parceria entre a Universidade Estadual Paulista – Unesp, campus de Marília, a Universidade Carlos III, da Espanha e a Secretaria de Educação Municipal de Marília/SP. Iniciado em 2013 e com atuação em duas escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Marília, o projeto visa desenvolver e aplicar um modelo de biblioteca escolar que supere algumas das tradicionais carências presentes no contexto educacional brasileiro. Optou-se por utilizar a abordagem da pesquisa-ação, por permitir, entre outros aspectos, uma maior aproximação entre o pesquisador e seu objeto de estudo. Será realizada uma análise e comparação entre os modelos brasileiros de biblioteca escolar e o modelo espanhol, e caracterização das bibliotecas escolares das escolas participantes, além de discussão com professores e dirigentes das escolas para adaptação do modelo de biblioteca escolar, abrangendo layout do espaço físico, recursos e serviços oferecidos. O projeto é composto basicamente de duas etapas que vem acontecendo simultaneamente: a primeira corresponde ao processamento técnico do acervo, a distribuição do espaço físico e a aquisição de equipamentos e materiais. Já a segunda etapa, diz respeito à capacitação de professores e corpo pedagógico das escolas, promovida através de encontros periódicos e com a abordagem de conteúdos de competência informacional. Pudemos observar, ao longo do desenvolvimento das atividades, uma mudança de perspectiva por parte dos professores das escolas participantes do projeto com relação ao papel da biblioteca escolar no trabalho pedagógico oferecido aos alunos. Como pretensão futura, espera-se que este trabalho forneça subsídios para uma rede de bibliotecas escolares municipais e até mesmo estaduais.
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