Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Comunicação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Comunicação e Marketing: Desenvolvimento de Ação Junto à Comunidade para o Empoderamento das Mulheres
Autores
IGOR PEREIRA MATTOS (Autor)
LIVIA ALESSANDRA CAMPOS MONTEIRO (Autor)
CARMEM APARECIDA SILVA GUIMARAES (Autor)
Carolina Maranhão (Co-Orientador)
Ângela Andrade (Orientador)
Resumo
O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão da Cátedra UNESCO: Água, Mulheres e Desenvolvimento (NuCat) criado em parceria com a UFOP, ao longo de sua atuação, busca promover a equidade de gênero, a inclusão social e a valorização dos recursos hídricos de Mariana e Ouro Preto. Oferece para as mulheres da região o acesso a cursos, palestras e oficinas que possibilitem o seu ingresso ao mercado de trabalho, a autonomia e o protagonismo de suas histórias. Dentro dos projetos oferecidos pelo Núcleo temos “Comunicação e Marketing: Desenvolvimento de Ações Junto à Comunidade para o Empoderamento das Mulheres”, que possui como fim desenvolver uma rede de comunicação e marketing entre as comunidades atendidas, além de potencializar a divulgação dos cursos e oficinas oferecidos pelo Cátedra. Os objetivos específicos são: (1) Levantar as expectativas de formação das comunidades atendidas pelo NUCAT e 100 horas para Senhoras; (2) Desenvolver a formação em comunicação e marketing para os participantes, considerando suas características e experiências; (3) Otimizar as redes de comunicação e marketing entre os públicos estabelecidos, através da criação de canais de gestão e conteúdo para as mídias sociais do NuCat; (4) Contribuir para a formação cidadã dos estudantes, através das atividades de extensão, atuando diretamente com as comunidades atendidas pelo programa proposto (5) Oferecer aos estudantes espaço de prática profissional e aperfeiçoamento de seus conhecimentos profissionais, (6) Cumprir, de forma orgânica, o papel da universidade, como ator social e político. É válido ressaltar que a comunicação é periodicamente revisada, a fim de constatar se a equipe de comunicação está atendendo os interesses e necessidades dos programas e do público alvo. Interesses estes que também são moldados de acordo com o tempo, desenvolvimento dos projetos e outros fatores, ao pôr em evidência a importância da relação existente entre comunidade-comunicação-extensão.
Voltar Visualizar PDF