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Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Arquivologia

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Título
Levantamento da produção documental e estudos para implantação de Arquivo Público Municipal de Marília
Autores
Thalita Fernanda Leme (Autor)
Resumo
A implementação de arquivos pela administração pública municipal é uma obrigação legal dos municípios, tendo em consideração a importância dos arquivos nas diversas instâncias da administração pública. Com isso, o município fica sendo a instância administrativa onde ocorre a vida das comunidades. O projeto tem como objetivo principal localizar e identificar os conjuntos documentais arquivados pela Prefeitura Municipal de Marília, especialmente aqueles de valor histórico, atualmente dispersos por diversos órgãos da administração pública e outras entidades públicas ou privadas, de modo a contribuir para a preservação da memória do município e garantir o atendimento à legislação no que se refere à preservação de documentos de gestão. Justifica-se no que é de responsabilidade do arquivo, a saber: a adequada identificação dos documentos e o tratamento técnico adequado a eles. A metodologia contempla pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, visando cumprir os objetivos. Por se tratar de uma pesquisa de grande dimensão será desenvolvida em etapas de modo a atingir os resultados esperados. Por ser uma pesquisa que está em andamento deverá evoluir em etapas de acordo com o levantamento bibliográfico que ajudou no início a entender a temática e o aprofundamento teórico em questões como politicas arquivísticas no âmbito municipal, a base teórica e exemplos de arquivos já implantados em municípios do Brasil. Um contato direto com a Prefeitura forneceu informações sobre as secretarias de Marília e suas atribuições, trazendo conhecimento do âmbito interno e administrativo da Prefeitura, conforme as leis. Portanto, demonstra-se a importância de resgatar os documentos de valor administrativo, documentos que comprovam fatos importantes ocorrido na cidade. Uma boa gestão e tratamento adequado neste sentido, levam a confiar que o arquivo contribui não só com a sociedade como também com a gestão administrativa que trabalha com informação o tempo todo.
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