Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Avaliação das Ações de Formação de Professores Promovidas pelo Programa UFOP com a Escola: Continuidade
Autores
LUCAS PATRICIO DE SOUZA (Autor)
ROSA MARIA DA EXALTAÇÃO COUTRIM (Orientador)
Resumo
Ao analisar a qualidade da formação de professores, Gatti (2008, 2010) revela que cursos de formação continuada foram criados a partir do discurso que reforça a necessidade de atualização e renovação das práticas docentes. As universidades têm tido papel importante nesse processo ao oferecer instrumentos e conhecimentos teóricos que possibilitem um aprofundamento da reflexão sobre a prática educativa no contexto escolar. Partindo do princípio da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, este trabalho propõe uma discussão sobre a qualidade da formação continuada de profissionais da educação na Região dos Inconfidentes atendidos pelo programa UFOP com a escola. Com a evolução e a expansão das ações faz-se necessário promover uma reflexão para contextualizar as ações e se adequar às novas demandas. A investigação está sendo realizada por meio de análise dos arquivos do programa UFOP com a escola e de pesquisa bibliográfica. Assim, estão sendo avaliadas as ações promovidas pelo programa desde sua criação (2006-2016) para se dimensionar a capilaridade e o impacto no contexto escolar onde se insere. Somente no biênio 2011-2012 o programa atingiu 514 professores e 256 pedagogos. Com o aumento de demanda pelos cursos percebemos que alguns temas têm sido mais recorrentes como inclusão e educação especial, matemáticas, linguagens e afins e aperfeiçoamento em gestão escolar, lembrando que essas demandas refletem solicitações dos cursistas. A carga horária desses cursos também sofreu alteração sendo cada vez mais comum cursos com maior duração. A pesquisa ainda está em andamento e além da identificação das temáticas dos cursos, a carga horária e do público atendido pretende-se analisar as avaliações dos cursistas, quando existentes.
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