Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Sociais

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Título
Questões étnicos-raciais na escola: desmitificando mitos e levantando discussões
Autores
Lanna Ramos Silva (Autor)
Richard Vambasters Camargo Cruz (Autor)
Marcelo Augusto Totti (Orientador)
Resumo
A partir da necessidade de trabalhar o tema da desigualdade racial e étnica, visto que o Cadernos do Professor e alunos da Secretaria Estadual de Educação não abrangem a temática com a devida importância, observando uma demanda dos estudantes nas discussões sobre o tema nas atividades desenvolvidas pelo PIBID junto aos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio de uma escola na zona sul da cidade de Marília, SP. Assim, com o intuito de aprofundar as discussões na sala de aula a respeito das desigualdades sociais no Brasil, tendo como eixo central as questões étnico-raciais partimos de um levantamento de dados empíricos com o objetivo de levantar dados sobre o conhecimento dos estudantes sobre a questão, os submetendo a um questionário para avaliar suas informações sobre o tema. Não se trata de pesquisa empírica com seres humanos, mas sim uma pesquisa que serve de parâmetro de análise e andamento da própria sequência pedagógica e da atividade. Desta forma, através de uma discussão sobre o contexto histórico e as contribuições específicas do método sociológico, buscou-se aproximar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula do contexto social na qual os alunos estão inseridos O objetivo deste trabalho foi discutir e levantar questões sobre o tema e aprofundar conceitos sociológicos a fim de desnaturalizar conceitos ditos do senso comum. A partir de um levantamento de dados empíricos elaborados com o objetivo de detectar qual o contexto em que estudantes estão inseridos, viabilizando a conexão entre a realidade concreta e os conhecimentos sociológicos, na medida em que este último oferece categorias de análise e instrumental para a leitura da realidade social. O método utilizado foi embasado nos trabalhos Willis (1991), de adaptar os conhecimentos científicos à realidade sociocultural dos estudantes possibilitando maior apreensão dos conteúdos pelos alunos. Foram utilizadas pesquisas quantitativa e qualitativa para atividades realizadas na Semana da Consciência Negra.
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