Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Letras
Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Título |
PROVAS RETÓRICAS E MODALIZAÇÃO: OS EFEITOS ARGUMENTATIVOS DAS FORMAS DE DIZER |
Autores |
RUBIA ARAUJO BORGES (Autor) |
Resumo |
Em termos gerais, este projeto teve como objetivo estudar os “índices de modalização” da linguagem associado aos estudos da (i) Linguística Enunciativa, (ii) Retórica/ Argumentação e (iii) Análise Discursiva. Para isso, houve uma primeira fase de recapitulação de conceitos e uma revisão bibliográfica sobre a tradição retórica aristotélica até o contexto atual dos estudos modernos da análise do discurso, argumentação e de uma abordagem funcionalista. O projeto visava cogitar a união da investigação argumentativa que se dá por meio das provas retóricas – ethos, logos e pathos- mas cuja manifestação linguística se revela através dos índices de modalização. Após esse primeiro momento de revisão bibliográfica e estudos sobre as diversas teorias da linguagem no referido contexto, percebe-se ao final uma união que culmina em um processo fantástico de funcionamento da linguagem e uma sintonia perfeita da persuasão concretizando-se. O próximo passo seria analisar um corpus do contexto social brasileiro para verificar o funcionamento dos índices de modalização construindo efeitos de sentido através de sua manifestação linguística. Estudando de forma mais aguçada vemos como as provas retóricas – logos, ethos e pathos – interagem entre si concomitantemente. A modalização, concretizada linguisticamente através do logos, constrói uma imagem do locutor (ethos), e isso repercute nas emoções do auditório (pathos). Então, torna-se tão pertinente este estudo, pois sempre soubemos da grandiosidade da argumentação e da arte retórica, mas como comprová-las linguisticamente? Os estudos dessa pesquisa permitiu-nos responder essa pergunta: a argumentação e os efeitos persuasivos são encontrados marcados através de modalizadores a a partir daí pode-se perceber/compreender o ethos do orador, dentro do lugar de fala em seu momento oportuno (topoi) e assim percebemos o jogo de efeitos de sentido através dos valores (doxa) de certo contexto social. |