Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
Mapeamento da produção do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UFOP: dissertações defendidas entre 2010 e 2016.
Autores
KEREN INGRID AMORIM (Autor)
Marger da Conceição Ventura Viana (Orientador)
Resumo
O projeto se insere no campo do saber História da Educação Matemática, pois se destina a mapear as pesquisas de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da UFOP, defendidas entre 2010 e 2017, portanto história do tempo presente. O estudo se justifica, pois, segundo autores todas as disciplinas são históricas, no sentido de que foram inventadas pelos seres humanos e precisam ser constantemente reinventadas para continuarem existindo. A partir de seu amadurecimento como campo disciplinar, começam a ser produzidos, cada vez mais frequentemente no seio do próprio campo de saber em constituição, os “olhares sobre si”. Com isso, começam a surgir, elaboradas pelos próprios praticantes da Disciplina, as “histórias do campo”, aqui entendidas no sentido de narrativas e análises elaboradas pelos praticantes acerca de suas produções. Tem como propósito fazer um levantamento da produção de dissertações e produtos educacionais desenvolvidos no citado Programa para mapear os temas investigados nas dissertações e os produtos educacionais correspondentes. O interesse é selecionar produtos que apresentem propostas concretas de atividades apropriadas ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática na sala de aula dessa disciplina na Educação Básica, na Superior e Formação de professores. Será, então, realizada uma análise documental e de conteúdo, cujas categorias de análise incluirão temas sugeridos pela literatura e documentos oficiais. O produto resultante da pesquisa deverá ser um catálogo que poderá ser utilizado por professores de Matemática interessados em buscar alternativas metodológicas, para utilizar em suas salas de aulas, a partir dos resultados das investigações realizadas na produção das dissertações e contidas nos produtos educacionais produzidos no Programa. Como em história é importante começar pelo ato de separar e reunir, já foram localizados os documentos e elaborados quadros e tabelas correspondentes aos temas pesquisados.
Voltar Visualizar PDF