Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Seminário de Monitoria

Área: MOSTRA MONITORIA

Subárea: MONITORIA

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
A importância da monitoria de Química Geral para os alunos de Engenharia do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas
Autores
DIEGO PERDIGAO MARTINO (Autor)
Dra. Karla Moreira Vieira (Orientador)
Resumo
Este resumo tem o intuito explicitar o desenvolvimento das atividades de monitoria da disciplina Química Geral - CEA031 do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) exercidas pelo discente Diego Perdigão Martino durante o primeiro semestre letivo de 2017 para os cursos de Engenharia de Produção, Elétrica e Computação. A principal contribuição da monitoria de Química é auxiliar os alunos que cursam a disciplina em questão a sanar eventuais dúvidas que possam surgir no decorrer dos estudos e fazer com que o rendimento deles aumente e, consequentemente, que o índice de reprovações diminua. Para que as atividades de monitoria fossem desenvolvidas, foi necessária a participação do aluno monitor e o contínuo acompanhamento do professor da disciplina que, por sua vez, disponibilizou para o monitor os exercícios que foram propostos à turma como forma de acompanhamento do programa do curso. A frequência dos alunos não foi um ponto positivo e, por isso, os motivos devem ser analisados e estratégias repensadas, uma vez que maior parte do comparecimento era às vésperas das avaliações propostas pelos professores da disciplina. Por outro lado, aqueles que compareceram regularmente apresentaram um expressivo desempenho e obtiveram aprovação na disciplina, comprovando, então, que conciliar os estudos à constante presença na monitoria agrega conhecimento ao aluno e possibilita o seu desenvolvimento acadêmico. Para fins de melhoria na eficiência do Programa, é necessário que haja maior envolvimento e comprometimento dos alunos em manter os conteúdos da disciplina regulares, além do constante incentivo e reconhecimento por parte dos professores aos alunos da disciplina.
Voltar Visualizar PDF