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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Administração

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Como Aprendemos? Um ensaio sobre a didática crítica no ensino da Administração.
Autores
JESSICA DYNE SANTOS CIPRIANO (Autor)
Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão (Orientador)
Pedro Nunes Gouveia (Co-Autor)
Resumo
A proposta inicial perscrutada para esse estudo objetivava-se em desvendar as práticas docentes nas graduações em Administração, bem como a eficácia de suas metodologias na construção de profissionais consolidados nesse campo, de acordo com as proposições de Libâneo (2008) e Pimenta (2005). Buscava-se por meio de uma coleta de informações junto a docentes de universidades públicas e privadas com índice 5 no ENADE (2015), análise de matrizes curriculares, ementas de disciplinas, utilizando como ferramenta metodológica as recomendações de Andreas Gruschka (2014). Juntamente ao reconhecimento social dessas instituições, expectava ser possível, compreender o livel das competências técnicas dos graduandos futuramente egressos para o mercado. O desenvolvimento das atividades evidenciou-nos que a escolha metodológica, não nos concederia um campo de pesquisa que permeasse a análise real da materialização das premissas do processo de ensino-aprendizagem dos discentes dos cursos de bacharelado em Administração, a partir desse o transcorrer das pesquisas levou-nos para o campo da “Hermenêutica Objetiva” de Ulrich Oevermann. Em tempo hábil evidenciou-se então as asserções do arcabouço teórico do método de Oevermann explicitado por Vilela (2010), visto que, a adoção deste para estudos do ambiente “sala de aula” em institutos de ensino superior é pouco observado pela academia. Após levantamento, observação e análise da proposição metodológica buscou-se entende-la com plenitude reconhecer suas potencialidades e lacunas, visando assim, o fomento ao debate sobre a relevância da aplicação empírica do método na sala de aula de uma universidade pública federal, com foco no curso de Administração, objetivando observar a concretização ou não da tríade educação-ensino-aprendizagem.
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