Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Meio Ambiente

Título
ACOMPANHAMENTO DA COMPRA INSTITUCIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR NA UFOP
Autores
JEFFERSON LUIS KELLES PROCOPIO (Autor)
MAURICIO LEONARD SOUZA (Orientador)
LUCAS MARDONES GAIÃO (Co-Autor)
DANIELA ARCANJO PAIOLA FERREIRA (Co-Autor)
Resumo
O projeto tem por objetivo acompanhar a compra institucional de gêneros agroecológicos da agricultura familiar pelo Restaurante Universitário da UFOP (PAA e PNAE), avaliando os impactos que essa ação promove nos distritos de Santa Rita de Ouro Preto (Piedade de Santa Rita, Mata do Gama e Mata dos Palmitos), que são atualmente seus principais fornecedores. Junto à PROEX UFOP, CECANE, SEDA e EMATER, há um amplo trabalho com a comunidade de agricultores dos subdistritos de Santa Rita de Ouro Preto, agrupados na Associação de Agricultores Familiares de Piedade e Região, que têm características peculiares de produção e estreita ligação com aspectos históricos, por se tratar duma região cuja ocupação se deu pelos processos de abastecimento alimentar do distrito sede, constituindo entrepostos de distribuição alimentar que favorecem, ao longo do tempo, o desenvolvimento dos distritos que compõem a estrutura ruro-urbana de Ouro Preto. O projeto visa à geração, a partir de metodologia de sistematização e catalogação dos dados relativos a comercialização dos alimentos do RU, de documentos que demonstrem a importância dessa ação institucional como alternativa de geração de emprego e renda para as comunidades rurais envolvidas, além de promover saberes culturais e manter a identidade e a residência do trabalhador no campo, de modo a transformá-lo em empreendedor. Para gerar informações e detectar gargalos no processo, houve muito diálogo entre os envolvidos para apresentar as sistematizações e problemas relativos às troca de informações acerca da encomenda dos alimentos pedidos, e do processo logístico de entrega dos produtos. Juntamente aos parceiros é feito um trabalho contínuo que possa capacitá-los para uma ampliação da compra institucional em termos de comunidades envolvidas e quantidade de gêneros alimentícios, focando em uma boa gestão de seu empreendimento e aplicação desse recurso para o desenvolvimento sócio econômico da própria comunidade e dos postos de trabalho.
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