Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Quem sou eu? O que represento no espaço em que vivo?
Autores
ANDREA APARECIDA DOMINGUES (Autor)
Marco Antônio Melo Franco (Orientador)
Adriana Góis Rioga Ribeiro (Co-Autor)
Resumo
A identificação de si mesmo e do próximo no espaço em que vive, muitas vezes, é um fator desconhecido pelas crianças. Algumas se sentem discriminadas e sem importância perante aos colegas; outras desconhecem sua própria identidade, sua aparência física e seu real valor dentro da sociedade. Considerando esse princípio, estaremos aqui apresentando as experiências desenvolvidas no projeto PIBID ALFABETIZAÇÃO, em uma escola pública do município de Ouro Preto/MG, com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. Procuramos desenvolver atividades de leitura e escrita de forma a proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias diferenças do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico. Percebemos a necessidade de levar as crianças a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir e rever o conhecimento que cada criança traz consigo a fim de proporcionar oportunidades de experimentar, pensar, comparar, criar hipóteses, estabelecer regras, que levará as crianças a apropriação de sua identidade. Para desenvolver este trabalho, iniciamos com uma roda de conversa para uma melhor compreensão das etapas seguintes compostas da construção do auto-retrato e dinâmica de identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar. Durante as ações realizadas com os alunos procuramos abordar a leitura e escrita de textos, contextualizadas para que o desenvolvimento da escrita ocorresse de forma significativa e prazerosa, bem como a confecção de desenhos e a expressão corporal nas dinâmicas. A realização do projeto está contribuindo para uma melhoria na relação dos alunos com a leitura e a escrita, uma vez que, por meio das atividades propostas, as crianças puderam expor suas ideias, refletir sobre a construção da escrita, resultando assim em um aumento da motivação e do interesse na participação das atividades desenvolvidas.
Voltar Visualizar PDF