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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
De Escolas Urbanas a Escolas do Campo: Implementação das Diretrizes Para a Educação Básica nas Escolas Estaduais do Campo na Região dos Inconfidentes
Autores
ANDRE GERALDO GILBERTO ALVES VAZ (Autor)
Dr. Marcelo Loures dos Santos (Orientador)
Damiana Andreia Ferreira (Co-Autor)
Eduarda Santos de Oliveira Carvalho (Co-Autor)
Resumo
O presente projeto de extensão abrange a pesquisa participativa e a intervenção com foco na Educação do Campo, acompanhando escolas estaduais que, a partir da promulgação das Diretrizes Estaduais para a Educação do Campo no Estado de Minas Gerais (2016), passam a ser consideradas escolas do campo. A metodologia objetiva realizar o acompanhamento das escolas do campo na Região dos Inconfidentes como processo diagnóstico para a prática de alterações no Projeto Político Pedagógico, respeitando as novas Diretrizes para Educação. A princípio, a E.E. José Leandro, localizada em Santa Rita de Ouro Preto, distrito de Ouro Preto/MG é a primeira escola iniciada nas ações do projeto, compreendendo 28 subdistritos, com atendimento à aproximadamente 800 alunos em todos os períodos. As atividades traçam uma pesquisa participativa com a escola para o levantamento de informações sobre as comunidades, fundamentadas em uma investigação de dados para conhecer o perfil das famílias atendidas pela instituição, baseados em fonte de renda, perfil sociocultural e condições de acesso à escola. Para o diagnóstico, primeiramente foram aplicados questionários aos alunos como esquematização inicial de dados, como segunda etapa, foram desenvolvidas oficinas audiovisuais em que os alunos seriam protagonistas das produções de vídeos e roteiros, para que registrassem características de seu cotidiano e história sua comunidade. Com tais materiais, o grupo se reúne com docentes e a administração da escola e realizam uma análise escrita a partir das informações levantadas, junto com dados institucionais e sociais da região, a conceber um PPP que inclua a implementação das diretrizes do campo respeitando as características orgânicas e reais das comunidades compreendidas e auxilie no processo formativo e educacional sendo vinculado à rotina e saberes do campo, gerando um processo de empoderamento, inclusão e apreensão de saberes locais. O projeto é financiado pela UFOP, com parcerias da UFV e SREOP.
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